-
Norma regulamentar 26/76 que define a criação de um escritório da Fiocruz em Brasília
Eis o nosso nascedouro. Batizada de Direb (Diretoria Regional de Brasília), a incipiente Fiocruz Brasília tinha por foco a representação institucional e o apoio logístico à presidência da Fiocruz. Nosso escritório se resumia a uma sala na Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).
-
Mudança de endereço. Da Opas para o Inan.
Saímos da Opas e fomos para o prédio do antigo Inan (Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição), depois transformado em Unidade II do Ministério da Saúde.
-
Mudança de nome: Coordenação Regional de Brasília – Coreb
Sim, já tivemos outro nome. Nos anos 80, a Direb foi rebatizada de Coreb – Coordenação Regional de Brasília.
-
A então Coreb passa a vender medicamentos de Far-Manguinhos diretamente à Secretaria de Saúde do GDF
Sob a coordenação de Lenita Nicoletti, os servidores Clodoaldo Rodrigues, Telma Gontijo e Maria Célia Delduque – os três ainda hoje na instituição – assumem a representação e a venda desses medicamentos.
-
Retomada do nome original: Direb, posteriormente chamada pelo nome fantasia Fiocruz Brasília. Foco no planejamento das ações locais.
Agora com ações focadas no planejamento local, e com incremento das atividades de informática e comunicação.
-
Conquista de R$ 500 mil para viabilização de pesquisas no campo da popularização da ciência, alimentação e nutrição, epidemiologia e saúde ambiental, para execução no DF e Entorno.
-
Criação da Coordenação de Ensino e do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Coletiva
Início das atividades do Projeto Fome de Letras, para alfabetização (método Paulo Freire) e educação nutricional nos assentamentos rurais no município de Padre Bernardes, em Goiás.
Teve início o I Curso de Especialização em Direito Sanitário, em abril de 2003, sendo certificado pela ENSP.
-
Estruturação do Centro de Estudos e Documentação em Saúde, voltado para formação de recursos humanos
-
- Fiocruz Brasília proporcionou uma experiência inesquecível para um grupo de estudantes da rede pública de ensino do DF. Selecionados a partir de um concurso de redação, oito jovens foram a Paris participar da edição francesa do Fórum Ciência e Sociedade. Era o ano do Brasil na França, e uma série de ações entre os dois países marcou essa data. Na Fiocruz Brasilia, o Programa de Educação, Cultura e Saúde (Pecs) foi o grande responsável pela ação. Um detalhe: a maioria dos jovens selecionados jamais tinha sequer viajado de avião. O assunto, claro, chamou a atenção da imprensa.
- A partir da oferta do II Curso de Especialização em Direito Sanitário, a formação passou a ser certificada pela Fiocruz Brasília.
-
Configuração de um Núcleo Federal de Ensino
Criação da Coordenação de Programas e Projetos Estratégicos (CPPE) - Fruto de decisão do Congresso Interno da Fiocruz, a CPPE tinha por objetivo reunir e dinamizar os projetos de pesquisas e os programas executados pelos diferentes profissionais da instituição. Hoje, a coordenação permanece, mas com a sigla CPP (Coordenação de Programas e Projetos).
-
Lançamento da pedra fundamental do novo prédio da Fiocruz
-
Início da construção do prédio da Fiocruz Brasília no Campus da UnB
-
7 de Junho: inauguração do prédio da Fiocruz Brasília no campus da UnB
“Quanto mais unidades da Fiocruz no país, melhor para a saúde brasileira”. Com essa afirmação, o então ministro da Saúde, José Gomes Temporão, celebrou a inauguração de nosso prédio, numa cerimônia lotada de autoridades dos governos federal e do DF, do reitor da UnB, de diretores das unidades e do presidente da Fiocruz, e dos trabalhadores da instituição. Estava dando o início a uma empreitada que hoje nos enche de orgulho e que decorre do esforço, da criatividade e da dedicação de todos.
- Instalação da Secretaria Executiva da UNA-SUS no prédio da Fiocruz Brasília. Em 2010, a UNA-SUS já funcionava de maneira digital por meio das instituições de ensino superior de sua Rede. Mas, era preciso uma sede física para a sua Secretaria Executiva (SE). Foi aí que o então novo prédio da Fiocruz Brasília surgiu como alternativa. Após várias negociações, a SE tomou forma no segundo andar do prédio, com muito trabalho em conjunto das equipes Fiocruz e UNA-SUS.
-
- Criação da Assessoria Parlamentar (ASPAR)
- Núcleo Federal de Ensino para a se chamar Escola de Governo em Saúde (EGS)
- 1º curso de pós-graduação ofertado pela então Escola de Governo em Saúde: 5º Curso de Especialização em Direito Sanitário
– Primeiro encontro de Fórum das Unidades Regionais (FUR) da Fiocruz em Brasília
-
Formação de médicos brasileiros e estrangeiros para o Programa Mais Médicos O mês de agosto de 2013 foi movimentado na Fiocruz Brasília. Dezenas de médicos estrangeiros, selecionados para atuar no Programa Mais Médicos, do governo federal, foram capacitados nas salas de aula de nosso prédio. Em sua maioria cubanos, ajudaram a animar nossa rotina, interagindo com os trabalhadores da casa. A presença foi tão marcante que rendeu uma reportagem especial, feita pela equipe da Ascom.
-
Lançamento do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde. Uma das mais importantes vitórias da Fiocruz Brasília foi a aprovação do mestrado profissional em Políticas Públicas em Saúde pela CAPES/MEC. Com duas linhas de pesquisa, “Saúde e Justiça Social” e “Vigilância e Gestão em Saúde”, o curso foi aprovado em novembro de 2014. A aprovação resultou de um processo de construção coletiva de pesquisadores da Fiocruz Brasília com vocação educacional. Para além de uma proposta agregadora, o mestrado também contribuirá para suprir a demanda reprimida da Região Centro-Oeste, que conta com poucas alternativas para a formação em saúde.
-
- Escola de Governo em Saúde passa a se chamar Escola Fiocruz de Governo
- Lançamento do I Curso de Especialização em Saúde Coletiva da Fiocruz Brasília
- Lançamento da 1ª turma de mestrado
-
- Criação da Coordenação de Ensino e do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Coletiva
- Completamos 40 anos de vida!
Físico-estrutural - esta dimensão permite acompanhar a evolução física da sede da Fiocruz em Brasília, desde a utilização de uma sala na Opas (e depois na Unidade II do Ministério da Saúde), até o atual conjunto de prédios no campus da Universidade de Brasília.
-
Como Direb, instala-se na Sede da Organização Pan-Americana de saúde – OPAS
-
Passa a ocupar o Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição – Inan, na 510 norte, atualmente pertencente ao Ministério da Saúde
-
- (Coreb) cessão do terreno pelo então reitor Cristovam Buarque, para construção de uma sede regional da Fiocruz
-
Nova mudança de endereço. Desta vez, para o Ministério da Saúde
-
De volta à 510 Norte, onde permanecemos até nossa mudança definitiva ao prédio novo.
-
- Inauguração de uma área para salas de aula e do laboratório de informática, permitindo uma maior oferta de cursos
-
Lançamento da pedra fundamental do novo prédio da Fiocruz Brasília no campus da UnB
Paulo Buss (ex-presidente da Fiocruz); Arlindo Chinaglia (ex-presidente da Câmara dos deputados), José Roberto Arruda (ex-governador do Distrito Federal), José Gomes Temporão (ex-ministro da saúde), Timothy Mulholland (ex-reitor da UnB).
“Esse novo projeto da Fiocruz é fundamental e ocupa uma lacuna importante do ponto de vista do grande esforço nacional que temos que fazer na construção de quadros para a qualificação e desenvolvimento do SUS.” Ministro da Saúde, Temporão.
-
Início da construção do prédio da Fiocruz Brasília no Campus da UnB
-
7 de Junho: inauguração do prédio da Fiocruz Brasília no campus da UnB