04/03: Seminário internacional debate HPV

Nathállia Gameiro 27 de fevereiro de 2024


O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo e está associada a mais de 90% dos casos de câncer de colo do útero e de ânus. A doença é causada pelo papilomavírus humano e atinge 54,4% das mulheres que já iniciaram a vida sexual e 41,6% dos homens brasileiros, segundo dados de pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde e feita por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) no ano de 2023.

Buscando contribuir com a conscientização da população e a diminuição de casos, o Núcleo de Saúde da Mulher, integrante do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde da Fiocruz Brasília, vai promover seminário internacional na manhã do dia 4 de março, no auditório externo da instituição. O evento marca o Dia Internacional da Conscientização sobre o HPV e traz convidados renomados para debater a importância da prevenção e detecção precoce do vírus.

Participam a pesquisadora sênior de Harvard Nicole Campos, a médica pesquisadora do Instituto Nacional do Câncer (Inca) Flávia Corrêa, o coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Fernando Henrique Maia, e a pesquisadora Carmen Romero, da Coordenação do Núcleo de Avaliação de Tecnologias da Fiocruz. A mesa abertura conta com a presença da diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio; das pesquisadoras do Núcleo de Saúde da Mulher da Fiocruz Brasília Ana Ribeiro e Tainá Raiol; da consultora sênior do Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos (National Cancer Institute – NCI) e membro do Conselho da Sociedade Internacional de Papilomavírus (IPVS), Ana Cecilia Rodríguez.

 

O debate é aberto ao público. Para participar, não é necessário realizar inscrição.


Saiba mais

Conheça a pesquisa da Fiocruz Brasília sobre novos protocolos para rastreio, triagem e tratamento do câncer de colo de útero com base em testes de HPV nos links abaixo:  

Saúde da População LGBTQPIA+ em debate

Um marco para a saúde da mulher

 Fiocruz Brasília e UnB trazem inovação para o diagnóstico de HPV no DF