A Feira de Soluções para a Saúde, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chega à 5ª edição, que ocorrerá de 16 a 19 de junho, no Centro de Convenções de Natal (RN), como parte da I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes). Em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a 5ª Feira de Soluções para a Saúde terá como tema a agricultura familiar e sua relação com a promoção de territórios saudáveis, sustentáveis e solidários. A programação incluirá diversas oficinas, além de um painel e uma hackathona. Com o objetivo de estimular o diálogo e debater soluções em saúde para a melhoria das condições de vida das populações do campo, das florestas e das águas, a Feira está sendo construída a partir de articulação interinstitucional e com os movimentos sociais da agricultura familiar.
As inscrições para as atividades da Fenafes, incluindo aquelas da Feira de Soluções para a Saúde, podem ser feitas aqui.
Mesmo sem estar presencialmente no Centro de Convenções de Natal (RN), é possível participar da Feira. Nos dias 17 e 18 de junho, das 10h às 12h, na plataforma Teams, a I Mostra Virtual de Soluções para a Saúde reúne apresentações on-line de projetos variados que fortalecem a agricultura familiar.
Na programação presencial, a abertura da Feira de Soluções será na quinta-feira, 16 de junho, às 14h30. Logo em seguida, às 15h15, será realizado o painel “Agricultura Familiar e promoção à saúde: diálogos e soluções para o desenvolvimento sustentável, saudável e solidário”. Participam como palestrantes a economista Tânia Bacelar, professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisadora sobre desenvolvimento da Região Nordeste; e o sanitarista Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030. Os debatedores do painel serão Maria Fernanda Coelho, subsecretária do Consórcio Nordeste; Teresa Freire, coordenadora do Programa RN Mais Saudável, da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN); Aristides Veras, presidente da Contag; e Antônio Barbosa, coordenador de programas da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA); e A coordenação da mesa será feita pela diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio.
Nos três dias seguintes, a programação da Feira de Soluções para a Saúde vai trazer para o Centro de Convenções de Natal oficinas com diferentes abordagens da agricultura familiar e participação de movimentos sociais e entidades parceiras.
Na sexta-feira (17/6), das 14h às 18h, estará em pauta a potência das plantas medicinais e dos fitoterápicos, na perspectiva da produção agroecológica, para a atenção integral à saúde. Haverá roda de conversa sobre políticas públicas e experiências sociais relacionadas ao tema. Esta oficina será coordenada por Vânia Marques, secretária de Política Agrícola da Contag; e terá como facilitadores Joseane Costa, coordenadora do projeto ArticulaFito, Lucas Junqueira, do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, e Daniela Vasconcelos, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Fruto de parceria da Fiocruz com o Mapa, o projeto ArticulaFito – Cadeias de Valor em Plantas Medicinais é o maior mapeamento do potencial produtivo de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias já realizado no Brasil. A introdução geral aos temas da oficina será feita por Valcler Rangel, coordenador de Relações Institucionais da Fiocruz.
Também participam Mazé Morais, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag, trazendo as experiências dos quintais produtivos e do uso da caderneta agroecológica; e Edjane Rodrigues, secretária de Políticas Sociais da Contag, com as experiências do Curso de Formação de Multiplicadores(as) em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics). Do município de Upanema (RN), será apresentada a experiência do Comitê de Vigilância Popular em Agroecologia e Farmácia Viva em Escolas do Campo, enquanto Monique Galvão, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) de Parnamirim (RN), fará uma abordagem da Política Estadual de Agroecologia.
Já no sábado (18/6), também das 14h às 18h, será realizada a oficina “Vigilância popular em saúde e caminhos das águas, dos alimentos e das pessoas”. Informação e educação em saúde no campo estarão entre os temas do debate. Com coordenação da Diretoria da Contag, atividade terá como facilitadores Jorge Machado, coordenador do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT/Fiocruz Brasília), e Alexandre Pessoa, professor e pesquisador do Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Entre os movimentos sociais e entidades que participam da oficina, estão ASA, Cetra/CE, Cáritas, Rede Xique Xique, MST/CE, Rede de Médicas e Médicos Populares, Fiocruz Ceará e Fiocruz Piauí.
A terceira e última oficina, que ocorrerá no domingo (19/6), das 9h às 11h, será uma espécie de síntese das discussões com vistas à elaboração de um documento sobre plantas medicinais, fitoterápicos, agroecologia e atenção integral à saúde a ser entregue às autoridades. Coordenam a atividade Socorro de Souza e Wagner Martins, do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fiocruz Brasília; Joseane Costa, do ArticulaFito; e Silvia Czermainski, farmacêutica, consultora sobre o tema e colaboradora da Fiocruz Brasília.
A programação da Feira inclui, ainda, a Hackathona do Campo à Cidade, maratona de desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à agricultura familiar, à economia solidária e à promoção de territórios saudáveis e sustentáveis. A hackatona é um processo de seleção e fomento de projetos inovadores para solucionar problemas de saúde pública, com as possibilidades que as tecnologias digitais nos trazem. A Hackathona não será presencial – todas as etapas ocorrerão em formato virtual. Mais informações aqui
Sobre a Fenafes
A proposta da Fenafes é funcionar como uma vitrine da produção dos nove estados do Nordeste brasileiro, envolvendo agricultores e agricultoras familiares, cooperativas, associações, comunidades tradicionais, movimentos camponeses e sindicais. A Feira irá expor, divulgar, comercializar e promover negócios. Entre seus objetivos, estão incentivar o intercâmbio de conhecimentos científicos e populares e discutir políticas públicas em agricultura familiar e economia solidária. As atividades da Fenafes, no Centro de Convenções de Natal (RN), começam no dia 15 de junho (quarta-feira).
Siga as redes da I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES): Facebook, Instagram e Twitter.
Histórico da Feira de Soluções para a Saúde
A 1ª Feira de Soluções para a Saúde, em 2017, na Bahia, foi direcionada ao enfrentamento da zika. O escopo da Feira foi, então, ampliado para outras questões de importância sanitária. Em 2019, houve eventos no Rio Grande do Sul e no Ceará. A 4ª edição, em formato virtual, ocorreu em 2020, com destaque para saúde digital e questões relacionadas à pandemia de Covid-19. Juntas, as quatro Feiras já realizadas somaram cerca de 7.900 inscritos e mais de 280 soluções para a saúde cadastradas, entre soluções de serviço, sociais e industriais, em áreas como vigilância em saúde, combate a vetores de doenças, prevenção, diagnóstico, cuidado, tratamento e gestão.
Confira a programação da 5ª edição
16 de junho, quinta-feira
14h30 – Abertura e boas-vindas
15h15 – Painel “Agricultura familiar e promoção à saúde: diálogos e soluções para o desenvolvimento sustentável, saudável e solidário”
Expositores: Tânia Bacelar (UFPE) e Paulo Gadelha (Fiocruz)
Debatedores: Maria Fernanda Coelho (Consórcio Nordeste), Teresa Freire (Sesap/RN), Aristides Veras (Contag) e Antônio Barbosa (ASA)
Coordenadora: Fabiana Damásio (Fiocruz Brasília)
17 de junho, sexta-feira
14h às 18h – Oficina “Plantas medicinais, fitoterápicos, agroecologia e atenção integral à saúde: desafios e perspectivas”
Coordenação: Vânia Marques (Contag)
Facilitadores: Joseane Costa (ArticulaFito), Lucas Junqueira (DAF/MS) e Daniela Vasconcelos (Mapa)
Participação: Mazé Morais (Contag), Edjane Rodrigues (Contag) e Monique Galvão (Sesad/Parnamirim/RN)
18 de junho, sábado
14h às 18h – Oficina “Vigilância popular em saúde e caminhos das águas, dos alimentos e das pessoas”
Coordenação: Diretoria da Contag
Facilitadores: Jorge Machado (Fiocruz Brasília) e Alexandre Pessoa (EPSJV/Fiocruz)
Participação: ASA, Cetra/CE, Cáritas, Rede Xique Xique, MST/CE, Rede de Médicas e Médicos Populares, Fiocruz Ceará e Fiocruz Piauí
19 de junho, domingo
9h às 11h – Oficina “Elaboração de documento sobre plantas medicinais, fitoterápicos, agroecologia e atenção integral à saúde a ser entregue às autoridades
Coordenadores: Socorro de Souza (Fiocruz Brasília), Wagner Martins (Fiocruz Brasília), Joseane Costa (ArticulaFito) e Silvia Czermainski (Fiocruz Brasília)
Outras informações:
5ª Feira de Soluções para a Saúde será realizada de 15 a 19 de junho em Natal (RN)
Hackathona do Campo à Cidade: inscrições abertas
Inscreva sua solução para a saúde do campo