PSAT/Fiocruz Brasília
O Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT) da Fiocruz Brasília tem realizado diversas ações para o fortalecimento das Práticas Integrativas de Saúde. Entre elas, destacaram-se o Curso de Especialização e Livre em Cultivo Biodinâmico de Plantas Medicinais em Agroflorestas na Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis no Distrito Federal, o Curso Introdutório de Homeopatia para Médicos(as) do SUS, o Curso Livre Introdutório de Terapias Externas Antroposóficas (TEA) e o Curso de Aperfeiçoamento para Facilitadores da Técnica de Redução de Estresse (TRE).
No dia 21 de maio, a equipe do PSAT, além de outros membros da Fiocruz Brasília, participou do Seminário de Saberes Tradicionais e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no SUS, realizado na Câmara dos Deputados. O evento contou com a presença de Islândia Maria Carvalho de Sousa, pesquisadora titular e docente de Pós-Graduação em Saúde Pública do Instituto de Pesquisas Aggeu Magalhães – Fiocruz Pernambuco, e coordenadora executiva do Observatório Nacional de Saberes Tradicionais e Práticas Integrativas e Complementares, entre outras lideranças e pesquisadores da área.
Promovido pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, o seminário enfatizou a importância das PICS e a miríade de práticas com o potencial de incentivo à promoção da saúde. Este evento destacou a oportunidade de compartilhar conhecimentos e debater aspectos relacionados ao financiamento, gestão, implementação, formação, pesquisa, acesso, controle social e regulação dessas práticas no SUS. Enfatizou, ainda, a importância de uma abordagem humanizada e centrada no paciente, complementando os tratamentos convencionais com práticas seguras e responsáveis, conduzidas por profissionais qualificados.
Com o mesmo objetivo de ampliar a atuação das práticas integrativas e complementares em saúde, o PSAT participou do 7º Grande Encontro de Práticas Tradicionais na Chapada dos Veadeiros. De 23 a 26 de maio, o evento foi realizado na Vila São Jorge e em Alto Paraíso de Goiás. Reunindo mestres dos saberes tradicionais, aprendizes e visitantes nacionais e internacionais, o encontro visou proteger e difundir os saberes tradicionais, valorizando os mestres como bibliotecas vivas das ciências ancestrais. No dia 24 de maio, a equipe participou de duas rodas de conversa na Praça do Artesão da Vila de São Jorge, abordando temas como “Raizeiros, Parteiras, Benzedeiras e Pajés no âmbito do SUS” e “Roda de Partilha de Saberes com Parteiras”.
A participação do PSAT no encontro fez parte da iniciativa Prospecção Fiocruz Cerrados, instituída pela Portaria nº 133 de 28 de fevereiro de 2024, que visou estruturar a atuação estratégica da Fiocruz nos Cerrados. Esta iniciativa foi baseada na Lei 13.243/16, que promove a inovação e a formação científica e tecnológica, fortalecendo as capacidades operacionais das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e simplificando procedimentos. A Prospecção Fiocruz Cerrados buscou enfrentar as ameaças à sociobiodiversidade dos Cerrados, ampliando a presença da Fiocruz no território nacional e promovendo novos conhecimentos, serviços e produtos para a sociedade e o SUS.
AS PRÁTICA INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, promover a recuperação e o bem-estar, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC), essas práticas incluem 29 procedimentos oferecidos integralmente e gratuitamente pelo SUS. Elas desempenham um papel abrangente, especialmente na Atenção Primária, promovendo o cuidado integral do ser humano e incentivando o autocuidado.