Brasília recebe lançamento da Lancet 2024

Fernanda Marques 27 de junho de 2024


The Lancet – uma das mais renomadas revistas científicas de medicina e saúde pública do mundo – lança em Brasília publicações com análises dos impactos das mudanças climáticas na saúde e recomendações para as políticas de saúde na América Latina e, em especial, no Brasil. Na próxima quarta-feira (3/7), a partir das 9h, a Fiocruz Brasília será palco do lançamento do relatório “Lancet Countdown: Health and Climate Change in Latin America 2023” e do documento “The Lancet Countdown on Health and Climate Change: recomendações para políticas de saúde no Brasil”.

 

O evento será híbrido – presencial no auditório externo da Fiocruz Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube. A atividade é aberta a todos os interessados. Para participar, basta preencher o formulário de inscrições disponível aqui. Após o lançamento, será realizada a roda de conversa “Estratégias de enfrentamento aos desafios relacionados às mudanças climáticas e seus impactos na saúde”. 

 

Fruto de uma colaboração internacional multidisciplinar, o Relatório Lancet aborda os impactos das mudanças climáticas na saúde da América Latina, além de monitorar o progresso dos países na implementação de políticas para enfrentar esses desafios. Como um dos subprodutos desse relatório, foi elaborado um resumo técnico com análises direcionadas ao contexto brasileiro. O Relatório Lancet tem sido lançado em diferentes países. Organizado pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz, o lançamento em Brasília é o segundo que ocorre no Brasil – no ano passado, as publicações foram lançadas na Fiocruz do Rio de Janeiro.

 

O documento com recomendações para políticas de saúde no Brasil destaca dois pontos principais: estabelecer sistemas alimentares sustentáveis que incluam práticas agrícolas de baixo carbono para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e outras degradações ambientais; e implementar estratégias, com base no Guia Alimentar para população Brasileira, para promover hábitos alimentares saudáveis, segurança alimentar, justiça climática e equidade social. Os pesquisadores da Fiocruz Guilherme Franco Neto, Nelzair Araujo Vianna, Sandra Hacon e Juliana Wotzasek Rulli Villardi contribuíram como revisores dessa publicação.

 

“Queremos construir agendas conjuntas com a The Lancet para o futuro”, afirma Juliana, da VPAAPS. Para alcançar esse objetivo, com vistas à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) e também a longo prazo, a Fiocruz Brasília também sediará, nos dias 4 e 5 de julho, uma oficina de trabalho. Na ocasião, pesquisadores convidados e representantes internacionais da The Lancet irão discutir e construir propostas de colaboração. A Fiocruz Brasília participará, em especial, por meio do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT).

 

A iniciativa Lancet Countdown reúne pesquisadores de 52 instituições acadêmicas e agências da Organização das Nações Unidas (ONU) em todos os continentes, publicando atualizações anuais de suas descobertas para fornecer aos tomadores de decisão recomendações baseadas em evidências de alta qualidade. Saiba mais em www.lancetcountdown.org

 

Confira a programação do dia 3/7:

 

9h: Abertura

Paulo Gadelha – coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 e ex-presidente da Fiocruz

Taissa Vila – revista The Lancet Regional Health Americas

Fabiana Damásio – diretora da Fiocruz Brasília

 

9h30 às 10h30: Lançamento das publicações

Moderadora:

Yasna Palmeiro – Lancet Countdown Latinoamerica

Palestrantes:

Stella Hartinger – Lancet Countdown Latinoamerica

Raquel Santiago e Tatiana Camargo – relatório “Lancet Countdown: Health and Climate Change in Latin America 2023”

Airton Stein e Enrique Barros – documento “The Lancet Countdown on Health and Climate Change: recomendações para políticas de saúde no Brasil”

 

10h30 às 11h30: Roda de conversa “Estratégias de enfrentamento aos desafios relacionados às mudanças climáticas e impactos à saúde”

Moderador:

Guilherme Franco Netto – coordenador de Saúde e Ambiente (VPAAPS/Fiocruz)

Palestrantes:

Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS)

Ministério da Saúde (MS)

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA)

 

11h30 às 13h: Debate

Jorge Machado e André Fenner – PSAT/Fiocruz

 

13h: Encerramento