Mostra Nacional das Margaridas: da natureza à mesa

Fernando Pinto 12 de agosto de 2024


Você sabia que as Margaridas – mulheres do campo, da floresta e das águas – seguem em marcha e produzindo alimentos saudáveis? E mais: elas estarão em Brasília para expor a sua produção em uma Mostra Nacional nos dias 16 a 18 de agosto, no Eixo Cultural Ibero-Americano, antiga Funarte, com entrada gratuita.

 

A 3ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas é um importante evento para dar visibilidade e valorizar o trabalho dessas mulheres. A sua realização dialoga diretamente com o eixo político da Marcha das Margaridas que trata da autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda.

 

O espaço contará com aproximadamente 200 expositoras, com produtos de agricultoras familiares, indígenas, quilombolas e demais representantes de povos e comunidades tradicionais de todas as regiões do Brasil. Haverá comercialização de artesanatos, café, farinha, vinho, queijo, doces, mel, biscoitos e plantas medicinais – tudo produzido nos quintais de mulheres agricultoras do campo, floresta e águas.

 

“É um momento marcante em que as mulheres trazem a sua produção a partir dos quintais produtivos, com base agroecológica”, afirma a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e coordenadora da Marcha das Margaridas, Mazé Morais. “São os saberes da diversidade da agricultura familiar que vêm aqui para o centro da capital do Brasil”, destaca. 

 

A Fiocruz Brasília, por meio do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS), é uma das instituições parceiras e que estará com estande na Mostra das Margaridas. No espaço, serão expostos materiais das atividades desenvolvidas no âmbito do curso “Bioeconomia das plantas medicinais e fitoterápicos na agricultura familiar”, realizado pela Fiocruz Brasília em parceria com a Contag.

 

A pesquisadora da Fiocruz Brasília, Socorro Souza, destaca a importância da Mostra para o fortalecimento dos movimentos sociais do campo, das florestas e das águas, e a visibilidade e valorização da luta das mulheres agricultoras familiares. “Nos territórios rurais brasileiros, predomina a desigualdade de gênero, raça/etnia e classe social, e há muita injustiça econômica e socioambiental”, lembrou Socorro, ao reforçar o importante papel da Fiocruz na pesquisa e na educação para o enfrentamento dessas desigualdades. Segundo ela, a Fiocruz Brasília vai dispor de informações georreferenciadas para fortalecer a agroecologia, os saberes tradicionais e a atuação das mulheres que geram renda e saúde com o trabalho na agricultura familiar.

 

A 3ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas é uma realização da Contag, com o apoio das Federações e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Filiados e das organizações parceiras da Marcha das Margaridas. Conta com patrocínio da Universidade de Brasília (UnB), Fiocruz Brasília, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (SENAR) e Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

 

Marcha das Margaridas

Marcha das Margaridas  integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de movimentos feministas que articulam e mobilizam mulheres de todo o Brasil, pautadas nos valores da ética, solidariedade, reciprocidade, justiça e respeito à natureza.

 

SERVIÇO:

3ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas

Data: 16 a 18 de agosto de 2024

Horário de funcionamento: sexta e sábado, das 10h às 21h; e domingo, das 10h às 18h

Local: Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte), Brasília/DF

Entrada gratuita

 

Com informações da Comunicação da CONTAG