PSAT lança livro sobre Cultivo Biodinâmico

Fernando Pinto 5 de novembro de 2024


*Com informações de Gabriel Maia (PSAT/Fiocruz Brasília)

 

“Cultivo Biodinâmico de Plantas Medicinais em Agrofloresta: Experiências de Formação-Ação” é a temática do novo livro da Fiocruz Brasília, que será lançado nesta terça-feira (5/11), às 13h, no estande da Fiocruz durante o 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (PPGS), em Fortaleza/CE. A obra sintetiza as experiências do primeiro Curso de Especialização em Cultivo Biodinâmico de Plantas Medicinais em Agroflorestas.

 

O livro é fruto de uma parceria entre a Escola de Governo Fiocruz-Brasília e o Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT) da Fiocruz Brasília, com a colaboração da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A organização da obra foi realizada pelos pesquisadores André Fenner, Gislei Knierim, Fátima Cristina Maia, Missifany Silveira e Mauricéa de Santana.

 

A publicação reúne as experiências do curso, que capacitou profissionais e membros de movimentos sociais com foco na promoção da saúde e na sustentabilidade territorial. Um dos resultados mais imediatos da formação foi a criação de quatro hortos em unidades do Distrito Federal, fortalecendo as práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta iniciativa já fazia parte dos projetos do PSAT voltados para as populações do campo, da floresta e das águas, alinhada à Política Nacional de Saúde Integral dessas Populações.

 

Os textos do livro apresentam elementos fundamentais sobre a trajetória dos ensinamentos teóricos e conceituais na produção de políticas públicas, além de relatar experiências práticas do cultivo biodinâmico agroflorestal no contexto da saúde. Estruturado em três partes, o livro começa com a concepção, metodologia e fundamentação teórica. Em seguida, apresenta as produções dos educandos, com síntese dos trabalhos de conclusão de curso.

 

Por fim, a obra discute os resultados, desafios e perspectivas do curso, destacando a troca de saberes e a aplicação prática do cultivo biodinâmico no contexto da saúde. O PSAT tem como missão reduzir desigualdades sociais no Brasil, promovendo a saúde ambiental dos trabalhadores e integrando pesquisa e prática social.

 

Com foco na formação para a ação, educação popular e interseccionalidade, este livro nos convida a refletir sobre nossa relação com a terra e a construção de políticas públicas que promovam a saúde. Ele celebra o conhecimento e a prática coletiva, inspirando-nos a buscar um futuro mais saudável, sustentável e solidário.

 

O livro já está disponível para acesso digital no repositório Arca da Fiocruz, acesse aqui o ebook. 

 

O 5º PPGS, com o tema “Política, Saberes e Práticas: Resistência e Insurgência no Enfrentamento das Iniquidades em Saúde”, é organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e propõe reflexões profundas sobre a saúde pública em tempos de desafios sociais e políticos, buscando caminhos para a defesa do SUS e da equidade em saúde.