A segunda turma do Curso de Especialização em Transformação Digital na Saúde já está confirmada para 2025, de acordo com o edital da Chamada Pública nº 16/2024. A Especialização tem como principal objetivo o aprofundamento do conhecimento técnico-científico e a discussão do tema por especialistas, profissionais da área da saúde, gestores públicos e os usuários dos sistemas de saúde. Destina-se a auxiliar, estimular, dar suporte e fomentar atividades relacionadas ao desenvolvimento, aperfeiçoamento, gestão e difusão de soluções em saúde, que estejam comprometidas com o desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas.
Oferecido pelo Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS), por meio da Escola de Governo Fiocruz-Brasília, o curso está inserido tanto na esfera da Plataforma de Inteligência Cooperativa com a Atenção Primária à Saúde (Picaps), cujo plano de trabalho é articulado em colaboração com a Universidade de Brasília (UnB), quanto no programa de estímulo à inovação em saúde digital, promovido no âmbito do convênio 40/2020, entre a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Os públicos-alvo desta especialização são trabalhadores e profissionais da saúde interessados em desenvolver projetos e soluções digitais que induzam a geração de conhecimento teórico-prático e específico orientado às Políticas Públicas e seus impactos para a saúde. Os candidatos devem ter diploma de graduação, em cursos reconhecidos pelo MEC, que atendam às exigências do edital.
Serão oferecidas 60 vagas, com os seguintes critérios de reserva: 20 vagas para servidores públicos da SES-DF, 20 vagas para colaboradores e servidores do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e 20 vagas gerais para ampla concorrência. As inscrições serão realizadas exclusivamente online, durante o período de 18 de novembro a 6 de dezembro de 2024 (até às 23h59, horário de Brasília), em dois passos: preenchimento de formulário eletrônico e envio de documentos.
As atividades desenvolvidas neste curso de especialização, previstas para iniciarem em fevereiro de 2025, serão realizadas na modalidade online, neste caso, por meio de ferramentas da tecnologia da informação, sem demandar a presença física do aluno. As atividades síncronas e assíncronas serão realizadas por meio de ambientes virtuais de aprendizagem.
Os egressos da turma da Especialização em Transformação Digital na Saúde poderão ser selecionados, por meio de processo seletivo, para integrar uma futura turma especial do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde da EGF-Brasília.
Mais informações do edital para o Curso de Especialização em Transformação Digital na Saúde podem ser conferidas na Plataforma Sigals. É de responsabilidade do candidato acompanhar todas as etapas do processo seletivo, divulgadas nessa Plataforma.