Centro de pesquisa francês visita projetos de agroecologia e agricultura no DF

Fiocruz Brasília 7 de novembro de 2024


Gabriel Maia/ Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (Psat)   

 

Nos dias 30 de outubro e 1º de novembro, a Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (Psat) e do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin), recebeu o professor Marcel Marloie, representante do Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad), da França, para visitas aos polos de ação voltadas à agroecologia e à agricultura no Distrito Federal, os quais têm sido promovidos e incentivados pela Fiocruz Brasília. 

 

O professor Marcel iniciou sua trajetória como agricultor na década de 1960, em meio a uma transformação agrária na França. Hoje, com uma vasta experiência em formação e desenvolvimento de políticas sustentáveis, ele trabalha com temas alimentares, transformações campesinato, agricultura urbana e periurbana. 

 

A visita foi uma oportunidade para o Psat e o Palin apresentarem suas ações em prol da agroecologia e da agricultura familiar, reforçando a importância da troca de saberes e do fortalecimento de laços internacionais. André Fenner, pesquisador do Psat, destacou a relevância das visitas de campo para mostrar iniciativas locais que promovem a agricultura familiar e a agroecologia, incluindo quintais produtivos e hortos comunitários. 

 

A programação contemplou visitas à Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 Basevi, no Lago Oeste, onde a comunidade participou ativamente da colheita da horta desenvolvida pelo Psat, e ao assentamento Canaã, em Brazlândia, com a presença dos Agentes Populares de Saúde do Campo, além da horta do Paranoá Park e do Centro de Ensino Médio Paulo Freire. 

 

O terreiro de Mãe Sueli, localizado em Planaltina, também se destacou como exemplo de resistência e preservação cultural. Com o apoio do Palin, o terreiro tem se empenhado em fortalecer práticas agroecológicas e valorizar os patrimônios alimentares de povos originários e afrodescendentes. O grupo conheceu, ainda, as experiências do Instituto Horta Girassol e visitou o Conjunto Popular Crixás, ambos em São Sebastião.

 

Na sexta-feira, 1º de novembro, houve a aula magna “A Agroecologia e o Direito à Cidade”, ministrada pelo professor Marcel, no auditório Jayme Golubov da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB), para os alunos da Residência Multiprofissional CTS – Habitat, Agroecologia, Economia Solidária e Saúde Ecossistêmica – da UnB. 

 

“A iniciativa é um importante passo no compartilhamento de experiências entre o Brasil e a França, evidenciando o papel essencial da agroecologia na promoção da saúde e na garantia da segurança alimentar”, assinalou André Fenner, pesquisador do Psat/Fiocruz Brasília.