Fernanda Marques
Para marcar o início do segundo semestre letivo de 2020, a Escola de Governo Fiocruz – Brasília realizará, no dia 18 de agosto, das 9h30 às 12h, um evento virtual de acolhimento aos estudantes. Como as atividades presenciais da Escola permanecem suspensas, em medida de prevenção à Covid-19, o acolhimento será realizado por meio da plataforma Zoom e terá como tema “Educação em Tempos de Pandemia” (link de acesso: https://zoom.us/j/94703081261?pwd=aTdDNzFhUk1aVGhCcnNpUWZRNUMvQT09 – ID 947 0308 1261 / senha 966216).
A aula magna será proferida pelo sanitarista Francisco Eduardo Campos, ex-secretário executivo da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e colaborador da Fiocruz, profissional com larga experiência nacional e internacional no desenvolvimento de recursos humanos em saúde. Além da aula magna, seguida de debate, o evento contará com as boas-vindas da diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, da diretora da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, Luciana Sepúlveda, dos coordenadores dos cursos que acontecerão neste segundo semestre e de representantes dos estudantes.
Para a diretora da EGF – Brasília, Luciana Sepúlveda, o início deste segundo semestre letivo reflete a capacidade institucional de garantir as ofertas educacionais previstas, adaptadas à necessidade de isolamento e distanciamento social, impostos pela pandemia de Covid-19. A diretora destaca também o compromisso dos trabalhadores da Escola e também dos estudantes, muitos deles com atuação no SUS. “A educação remota chegou como alternativa e todos precisamos aprender. A Fiocruz vem promovendo experiências educacionais voltadas para o uso de plataformas como o Zoom e o Teams, provendo apoio aos docentes e discentes, reestruturando os processos de trabalho”, diz.
Há, ainda, muitos desafios, mas este segundo semestre já começa com um acúmulo de aprendizados, entre eles o desenvolvimento de uma cultura institucional mais aberta às tecnologias de informação na educação. A produção de cursos à distância e híbridos, por exemplo, triplicou em relação ao ano passado. Entretanto, conforme salienta Luciana, não se trata apenas de uma questão tecnológica. “A qualidade da experiência educacional é determinada pela capacidade de promover encontros, trocas e descobertas diretamente relacionadas à realidade e ao contexto do território onde trabalhamos e vivemos. Assim, a tecnologia deve facilitar o acolhimento, humanizar as relações, promover aprendizagem significativa, fortalecer laços, tecer redes e relações”, enfatiza. “Esperamos seguir construindo pertencimento e proximidade entre nós, para além da apresentação de conteúdos. Juntos nos transformamos e atravessaremos o ano de 2020, com sua crise sanitária, social, econômica e política”, afirma a diretora da EGF – Brasília.
Também no primeiro semestre de 2020 a Escola promoveu um acolhimento virtual aos estudantes, com o mote “Território afetivo de troca de saberes, transformação, fortalecimento e consolidação do SUS”. Clique aqui para relembrar o evento do primeiro semestre.
PROGRAMAÇÃO: Acolhimento Discente e Aula Magna do 2º semestre da Escola de Governo Fiocruz – Brasília
Local: Zoom (link de acesso: https://zoom.us/j/94703081261?pwd=aTdDNzFhUk1aVGhCcnNpUWZRNUMvQT09 – ID 947 0308 1261 / senha 966216)
9h30 – 10h: Mesa de abertura
10h – 10h30: Mesa de boas-vindas dos coordenadores
10h30 – 11h10: Aula Magna – Educação em Tempos de Pandemia
11h10 – 11h40: Debate
11h40 – 12h: Encerramento
OFERTA DE DISCIPLINA MPPPS 2º-2020