Aberta ao público pela primeira vez, atividade será realizada no próximo dia 12, às 14h, na plataforma Zoom
Nayane Taniguchi
Escuta, troca, afeto, acolhimento. Com as mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus em dimensões nunca antes observadas, entre elas o distanciamento social, a Fiocruz Brasília tem intensificado, nos últimos meses, iniciativas que reforçam o cuidado com todos os trabalhadores da instituição, estudantes e população. E, afinal, “Quem cuida de quem cuida?” Pensada especialmente para as mães trabalhadoras da instituição, mas extensiva aos pais e demais cuidadores, o Projeto Vivenciando a Maternidade no Trabalho promoverá, na próxima quarta-feira (12/8), às 14h, roda de conversa virtual sobre o tema, como ação alusiva ao Agosto Dourado, mês em que se celebra a Semana Mundial de Aleitamento Materno.
Pela primeira vez, a roda de conversa será aberta ao público e transmitida na plataforma Zoom (https://zoom.us/j/98844961882 – ID da reunião: 988 4496 1882). Mas a iniciativa de discutir e refletir sobre a maternidade no ambiente de trabalho não é recente. Desde fevereiro de 2018, a Fiocruz Brasília, em parceria com o Núcleo de Saúde do Trabalhador da Fiocruz (Nust/Fiocruz) no Rio de Janeiro, tem realizado ações voltadas às mães trabalhadoras, promovendo espaços contínuos de diálogo, orientação, e acolhimento a essas mulheres que dão visibilidade à maternidade dentro da instituição.
Para esta edição, a roda de conversa tem como convidados a psicóloga, especialista em mães e crianças, com formação em Psicodrama, Melissa Mazzarello, o psicólogo clínico e educacional e do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (CSEGSF/Ensp/Fiocruz) Eugênio Carlos Lacerda, e será moderada pela coordenadora do Serviço de Gestão do Trabalho da Fiocruz Brasília (Segest), Daniela Garcês Viana, também responsável pelo projeto na instituição.
“Em um contexto tão desafiador, o acolhimento aos nossos trabalhadores e trabalhadoras têm sido prioridade para nossa instituição, com a realização de rodas de conversa virtuais sobre diferentes temas relacionados ao atual contexto, além de ações de promoção à saúde que podem ser realizadas dentro de casa”, ressalta Daniela.
Entre as iniciativas já realizadas com foco nas mães trabalhadoras, foi lançada, em abril deste ano, a Rede Colaborativa das Mães Trabalhadoras da Fiocruz Brasília, com o objetivo de acolher e promover troca de experiências entre o grupo em meio ao distanciamento social, além de fortalecer laços, possibilitar o compartilhamento de rotinas e oferecer um espaço de orientações e de solidariedade (saiba mais aqui- https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/fiocruz-brasilia-lanca-rede-colaborativa-das-maes-trabalhadoras/). A iniciativa tem como idealizadora a diretora da instituição, Fabiana Damásio. “Mesmo em torno de todas as adversidades, o momento que estamos vivendo é de grande aprendizado, também coletivo. Compartilhando as nossas dúvidas, conseguimos aprender umas com as outras e fortalecer essa rede”, afirmou, durante lançamento da Rede, que possibilitou, ainda, a continuidade do Projeto Vivenciando a Maternidade no Trabalho, em novo formato.
As ações não se restringem às mães da instituição, a exemplo da roda de conversa virtual “Paternidade em tempos de pandemia”, no último dia 5, em celebração ao Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (9/8). Saiba mais aqui.
Diálogos com a Enfermagem: vivenciando a maternidade no trabalho
Em meio à rotina atribulada que caracteriza o ambiente de trabalho, há tempo para falar sobre a maternidade? Desde 2017, Fiocruz tem disponibilizado, na sede da instituição (RJ), encontros continuados de diálogo e atendimento para que gestantes, mães e acompanhantes tenham acesso a informações desse universo, além de serem ouvidos acerca de suas necessidades, anseios e dúvidas. Em Brasília, a atividade foi realizada pela primeira vez em fevereiro de 2018. Desde então, outras edições foram realizadas, conduzidas pela coordenadora do Serviço de Gestão do Trabalho (Segest), Daniela Garcês Viana, e pela jornalista da Assessoria de Comunicação (Ascom) Nayane Taniguchi, ambas da Fiocruz Brasília, com o apoio do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/CST/ Cogepe) da Fiocruz (RJ).
Confira as outras edições
Maternidade no trabalho é tema de encontro
Evento debate desafios da maternidade no trabalho
Filhos (e mães) especiais: histórias que fortalecem
Fiocruz Brasília lança Rede Colaborativa das Mães Trabalhadoras