A Escola de Governo Fiocruz-Brasília busca o aperfeiçoamento constante da capacidade de escuta e reflexão sobre as ofertas educacionais.No campo da educação, a avaliação é um dos eixos estruturantes da experiência de ensino-aprendizagem, na medida em que permite construir a espiral de ação – reflexão – ação do processo educativo.
Diferentes experiências avaliativas têm sido desenvolvidas nos cursos e programas da Escola de Governo Fiocruz – Brasília para possibilitar maior conhecimento, auxiliar nas mudanças e no aperfeiçoamento da qualidade das práticas discentes, docentes e dos gestores.Na pós-graduação, para além de sua função externa de organização e legitimação da excelência dos programas, a avaliação é também permite que se perceba o alcance dos objetivos educacionais e também é útil para o planejamento e a gestão institucional.
Desde 2005, a Escola utiliza questionários de avaliação ao término de disciplinas e cursos. Em 2020, o instrumento de avaliação foi aperfeiçoado para que seja possível estabelecer comparações longitudinais e construir uma série histórica de indicadores de qualidade das ofertas educacionais na EGF-BSB.
Docentes e coordenadores de cursos participaram desse processo, visto que parte das informações podem contribuir para a reflexão sobre as disciplinas e cursos. O novo questionário de avaliação foi discutido no Colegiado da Escola de Governo Fiocruz Brasília, em setembro de 2020, e cinco docentes realizaram o teste do instrumento em suas disciplinas. Em 2021, após ajustes, o instrumento terá ampla utilização.
Os alunos vão acessar o questionário por meio de um link/QRCode, enviado em até um dia antes da penúltima aula da disciplina.Os professores e coordenadores devem apoiar na sensibilização dos discentes quanto à importância da avaliação de reação, e também se apropriar dos seus resultados.
Dúvidas sobre esse assunto?
Discente: secad@fiocruz.br;
Docente: assessoria.pedagogic@fiocruz.br