A Fiocruz Brasília firmou um acordo de cooperação acadêmica e técnico-científica com a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). O termo foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), da última sexta-feira, 18 de dezembro, e tem como objeto a elaboração de programas de pesquisa e de ensino com foco na troca de informações e experiências, fortalecendo as áreas de ensino das duas instituições.
O acordo terá vigência de cinco anos e prevê o intercâmbio de pesquisadores, professores, estudantes e especialistas para a realização de pesquisas; a permuta de equipamentos, materiais bibliográficos; além da organização de debates, palestras e seminários. A parceria possibilita ainda que professores da FSP/USP e da Escola de Governo Fiocruz – Brasília sejam cedidos para ministrar aulas em cursos de pós-graduação, treinamentos e atualizações em ambas as instituições. Além de disponibilizar vagas em seus cursos de lato sensu para os servidores e colaboradores.
Segundo a coordenadora de pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília), Roberta de Freitas, o acordo pretende ampliar as áreas de ensino, especialmente no que diz respeito aos cursos de oferta conjunta das disciplinas já em curso, além do fortalecimento das atividades do mestrado em Políticas Públicas em Saúde da Escola de Governo. “Esse é o primeiro convênio de cooperação estabelecido com a Faculdade de Saúde Pública da USP, o acordo mostra o ineditismo e a necessidade de atuação de forma conjunta entre as principais instituições formadoras de Saúde Pública do país”, afirmou.
Para a vice-coordenadora do doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade da FSP/USP, Helena Ribeiro, a cooperação visa fortalecer na USP a área de Saúde Global, além de contar com a expertise dos profissionais da Fiocruz, permitindo uma maior fertilização cruzada de ideias, temas de pesquisa, publicações e na formação de estudantes. “O acordo vai consolidar laços que já estabelecemos há alguns anos com o Nethis/Fiocruz Brasília na oferta de disciplinas conjuntas com discentes e docentes da USP e Fiocruz, professores visitantes e estágios de alunos, e a partir do convênio estas ações mais consolidadas podem gerar publicações científicas em parceria e projetos de pesquisa multicêntricos”, completou.
O acordo surgiu a partir de seminários e disciplinas realizadas, desde 2018, entre a Fiocruz Brasília e o Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade da FSP/USP.
Leia mais:
Apresentação de trabalhos encerra semestre entre USP e Fiocruz Brasília