Um caloroso “boa tarde” de “Lanna Zika”, personagem caracterizado por Lanna Afonso, da Escola Fiocruz de Governo – EFG, acolheu as centenas de crianças da Escola Classe 407 Norte que visitaram a exposição a História do Oswaldo Cruz, aberta ao público na Escola Fiocruz de Governo, localizada na Fiocruz Brasília.
No decorrer da última semana de agosto, alunos do Ensino Fundamental participaram de atividades sobre a História do Oswaldo Cruz, aprendendo de forma dinâmica e divertida, sobre a vida do cientista Oswaldo Cruz através de exposição, teatro de fantoches e um espaço para desenhar. A estudante Gabriela Vieira, de 10 anos, do 5° ano, disse que não conhecia a Fiocruz antes da visita, mas que achou tão interessante que irá pesquisar mais sobre a instituição. A visita que foi promovida pela EFG.
Divididos em grupos, o primeiro local visitado pelos alunos foi a exposição, onde foram recebidos pelo personagem “Oswaldo Cruz Febre Amarela”. Ele que contou sua história, suas pesquisas e descobertas sobre a peste bubônica, a febre amarela e outros, enfatizando a importância da vacina. Douglas da Silva, do Programa de Educação Cultura e Saúde (PECS), quem vestiu o personagem.
O auditório interno da Escola foi o segundo local visitado. Lá foram recebidos pela “Mari Dengue”, “Rê Varíola” e “Lanna Zika”, apresentando também a história do Oswaldo Cruz, a partir de vídeos e apresentações com fantoches. Marilluce de Oliveira, da EFG e co-coordenadora do PECS, Regina Padrão, vestiram os personagens.
Uma sala com papéis e lápis de cor foi o terceiro local visitado. Lá as crianças soltaram a imaginação nos desenhos. A professora do 2° ano, Giovanna Cristina, diz que a visita cumpriu com as expectativas e destacou também a importância de as crianças saberem o quanto as vacinas são essenciais. Regina Padrão observou que essas atividades são muito importantes para entender a educação cientifica. Após a sala de desenho as crianças fizeram um lanche no jardim da Fiocruz Brasília.