Dê letras à sua ação – Saúde das mulheres em pauta

Mariella de Oliveira-Costa 29 de outubro de 2021


A Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT), iniciou em setembro um curso livre voltado para trabalhadoras rurais, quilombolas, pescadoras artesanais, marisqueiras, trabalhadoras urbanas e em situação de vulnerabilidade dos estados de Alagoas, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Tocantins e Distrito Federal.

 

Curso Livre de Aperfeiçoamento em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho com Ênfase na Saúde Integral das Mulheres é organizado em parceria com a Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados, e está compartilhando conhecimentos e tecnologias para ampliar a qualidade de vida das mulheres participantes e suas comunidades. A formação é composta por módulos que abordam temas como saúde e direitos humanos para as mulheres; autogestão, geração de renda e economia para as mulheres; promoção e vigilância da saúde da mulher; e apresentação dos projetos de ação local. 

 

Rosely Arantes, aluna do Mestrado Profissional em Saúde Pública (Fiocruz Pernambuco), produziu um relato sobre uma das aulas do curso, em formato de live. O texto pode ser conferido aqui, na seção Dê Letras à sua Ação do site da Fiocruz Brasília.