SE/UNA-SUS
O programa foi lançado nessa terça-feira (15/2), durante evento online com a participação de diversos representantes de instituições da saúde envolvidas na produção do Programa
Profissionais e estudantes da saúde que têm interesse em se capacitar sobre doenças virais já podem se matricular nos quatro primeiros cursos do Programa Educacional em Vigilância em Saúde no Enfrentamento da COVID-19 e de Outras Doenças Virais (VigiEpidemia), ofertado pela Fiocruz Mato Grosso do Sul, integrante da Rede UNA-SUS, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
O programa foi lançado nessa terça-feira (15/2), durante evento online com a participação de diversos representantes de instituições da saúde envolvidas na produção do Programa.
O VigiEpidemia é totalmente gratuito e qualquer pessoa interessada na área pode participar.
OPORTUNIDADE DE ESPECIALIZAÇÃO
O Programa é composto por seis cursos no total. Nesse primeiro momento, estão disponíveis quatro cursos autoinstrucionais. Após chamamento público, os concluintes desses cursos poderão se candidatar a mais dois módulos complementares, com tutoria e certificação de especialização. Serão mil vagas para todo território nacional. “Ver o VigiEpidemia somando e fortalecendo a grande agenda de formação da Fiocruz é um motivo de grande satisfação. É uma iniciativa inovadora e necessária nesse momento que estamos vivendo”, afirmou a secretária executiva da UNA-SUS e diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio.
A coordenadora de educação da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Débora Dupas, explicou que o programa foi produzido acompanhando as mudanças do cenário atual, a fim de garantir ofertas educacionais de qualidade, pautadas na ciência, e voltadas à realidade vivenciada na prática. “São conhecimentos de grande valia na atualidade, especialmente quanto a adoção de medidas preventivas para outros surtos epidêmicos no futuro. É nosso desejo que os cursos cheguem na ponta, aos profissionais que estão no dia a dia, nas práticas dos serviços de saúde”, afirmou.
“Também é nosso objetivo que os cursos contribuam para a qualificação das práticas em saúde, no âmbito do SUS, para uma abordagem integrada, interdisciplinar, que incentive mudanças no processo de trabalho e aumente a resolutividade dos problemas de saúde”, concluiu.
Para a Vice- Presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, o VigiEpi traz aspectos muito positivos, de grande relevância para a formação no SUS, inovador do ponto de vista pedagógico, além do trabalho em Rede expresso pela UNA-SUS e Fiocruz
Saiba mais sobre os cursos!
Enfrentamento da COVID-19 e demais doenças virais
Este curso tem como objetivo qualificar o trabalhador da saúde para realizar o cuidado e enfrentamento de doenças virais, a partir de ações integradas da vigilância em saúde, com vistas à melhoria da articulação e organização dos processos de trabalho em saúde.
Matricule-se aqui.
Enfrentamento das Arboviroses
Este curso objetiva qualificar o trabalhador da saúde para realizar o cuidado e enfrentamento das arboviroses, a partir de ações integradas de vigilância em saúde, com vistas à melhoria da articulação e organização dos processos de trabalho em saúde.
Matricule-se aqui.
Fundamentos e tecnologias para o enfrentamento da COVID-19 e de outras doenças virais
Este curso objetiva qualificar o trabalhador da saúde para compreender a sociedade contemporânea de forma articulada com os pressupostos da saúde coletiva, considerando as políticas públicas que incidem sobre o SUS, e as tecnologias e ferramentas do campo da Vigilância em Saúde, visando a uma melhor efetividade das ações de enfrentamento da COVID-19 e de outras doenças virais.
Matricule-se aqui.
Plano de Contingência: dimensões para sua operacionalização
Este curso busca qualificar o trabalhador da saúde para elaborar plano de contingência para o enfrentamento de pandemias/epidemias, visando à prevenção de ocorrências que colocam em risco as ações de saúde em situações de crise, para uma atuação mais estável e efetiva dos serviços de saúde.
Matricule-se aqui.
LANÇAMENTO
A live de lançamento do programa a mesa com o tema: A Vigilância em Saúde nas epidemias/pandemias: o que podemos esperar em 2022? Participaram como convidados Daniela Buosi Rohlfs, diretora do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública (DSASTE/SVS/MS) e Luciano Pamplona, docente e pesquisador da Universidade Federal do Ceará.
Também participaram da mesa de abertura Jislaine de Fátima Guilhermino, coordenadora da Fiocruz MS; Arnaldo Correia de Medeiro, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde; Débora Dupas G. Nascimento, coordenadora de Educação/Fiocruz MS; Rivaldo Venâncio Cunha, coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência, representando a Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade de Lima; Nésio Fernandes de Medeiros Junior, secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, representando o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Carlos Eduardo de Oliveira Lula.
Para conhecer este e outros cursos da UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.
* Editado por Fiocruz Brasília