“Vigilância em Saúde e População em Situação de Rua no Contexto da Covid-19” é tema de encontro nacional

Fernanda Marques 8 de março de 2022


“Vigilância em Saúde e População em Situação de Rua no Contexto da Covid-19” é o tema do segundo encontro nacional da Comunidade de Práticas APS e População em Situação de Rua no Contexto da Covid-19 (ComPAPS), projeto fruto de uma parceria entre a Fiocruz e o Conasems, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Fundação Rockefeller. O evento será realizado na próxima quinta-feira, 10 de março, das 16h30 às 18h30, na plataforma Zoom. A atividade é dirigida aos integrantes da Compaps, mas os interessados no assunto podem acompanhar o encontro neste link: bit.ly/CompapsNacional-2.


Uma comunidade de práticas está relacionada à aprendizagem em grupos sociais, nos quais as pessoas se engajam e assumem compromissos com base em um interesse compartilhado. No caso da ComPAPS, que começou a operar em outubro de 2021, o objetivo é envolver técnicos, gestores e pesquisadores das áreas da saúde e da assistência social que atuam com populações em situação de rua, e conhecer as estratégias desenvolvidas na pandemia de Covid-19, de modo a sistematizar reflexões sobre o tema, disseminando e multiplicando boas práticas. Trata-se de uma plataforma colaborativa para promover conexões, criar redes de apoio e construir soluções locais, com vistas a fortalecer o cuidado com a população em situação de rua, sobretudo no contexto da pandemia e suas consequências. 

 

Há grupos da Compaps em todas as unidades federadas do país. Os encontros nacionais incentivam a troca de experiências e contam, ainda, com a participação de especialistas convidados para aprofundar os debates. Os temas dos encontros nacionais são sugeridos pelos integrantes da Compaps. Para esse segundo encontro, a temática da vigilância em saúde foi escolhida porque ela abrange os desafios relacionados ao fechamento do ciclo vacinal (1ª, 2ª e dose de reforço) da população em situação de rua; ao monitoramento de casos por meio da testagem; e ao acompanhamento dos casos positivos.

 

No encontro do próximo dia 10/3 participam, como especialistas convidados, a enfermeira Fabiana Baraldo Gomes Antunes, gerente das equipes de Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, e o nutricionista Gustavo Machado Felinto, da coordenação de território do Programa Médico de Família da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (RJ).

 

Conheça a ComPAPS e outras Comunidades de Práticas no IdeiaSUS: www.ideiasus.fiocruz.br

 

Leia mais:

Comunidade de Práticas junto à população em situação de rua passa a integrar a Plataforma IdeiaSUS

Começa a operar a Comunidade de Práticas APS e População em Situação de Rua no Contexto da Covid-19