Por Bruna Cruz – VigiLabSaúde-Fiocruz
Nos dias 8 e 9 de setembro, os 50 alunos selecionados para participar do Programa em Saúde Pública com foco na vigilância, preparação e resposta a eventos de importância nacional” (VigiLabSaúde-Fiocruz) participam da Semana de Integração e Recepção, atividade que dá o pontapé inicial às atividades acadêmicas do programa. A programação contará com a participação de pesquisadores da Fiocruz e autoridades da área de vigilância em saúde. O encontro transmitido pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube.
“Os profissionais que atuam na primeira linha de resposta laboratorial a emergências em saúde pública precisam estar cada vez mais preparados frente aos desafios que se colocam na atualidade em todo o mundo. Nosso programa pretende contribuir para instrumentalizá-los para avaliação da vigilância em saúde e a organização de respostas a eventos de importância nacional e também para fomentar a colaboração entre profissionais das diversas regiões do Brasil”, explicou Eduarda Cesse, Coordenadora Geral Adjunta e do Stricto Sensu da Fiocruz e Coordenadora do Programa VigiFronteiras-Brasil.
No primeiro dia, depois da mesa com autoridades e das boas-vindas aos alunos, o pesquisador e Coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rivaldo Venâncio da Cunha, apresentará a palestra “Vigilância laboratorial – Desafios e perspectivas”.
No dia seguinte, o painel “Desafios atuais para o enfrentamento de endemias e pandemias/emergência em saúde pública em nível local, nacional e mundial” contará com a participação do médico sanitarista, coordenador do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde da Fiocruz em Brasília, Claudio Maierovitch; e da coordenadora Geral de Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CGCIEVS) do Ministério da Saúde, de Janaína Sallas. O médico infectologista e pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), André Siqueira, será o debatedor. O painel conta, ainda, com a participação de Eduarda Cesse e Andréa Sobral, Coordenadoras Geral e Acadêmica do VigiLabSaúde-Fiocruz.
As aulas do Programa VigiLabSaúde-Fiocruz começam no dia 12 de setembro. Trinta alunos dão início ao mestrado profissional (sendo 10 da Fiocruz Brasília) e outros 20 ao doutorado acadêmico. A Escola de Governo Fiocruz-Brasília (EGF-Brasília) integra o consórcio entre os Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública da Fiocruz Pernambuco e em Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), que oferecem o Mestrado Profissional do VigiLabSaúde-Fiocruz.
Programação
8 de setembro – quinta-feira
Acesse aqui o link de transmissão.
9h – Mesa de abertura
– Nísia Trindade – Presidente da Fiocruz
– Cristiani Vieira Machado – Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz
– Cristina Guilam – Coordenadora Geral de Pós-Graduação da Fiocruz
– Eduarda Cesse – Coordenadora Geral do Programa VigiLabSaúde-Fiocruz
– Arnaldo Medeiros – Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde
10h – Boas-vindas da coordenação do Programa VigiLabSaúde-Fiocruz
‐ Eduarda Cesse (Coordenadora Geral)
‐ Andréa Sobral (Coordenadora Acadêmica)
‐ Adélia Araújo (Coordenadora de Gestão)
‐ Coordenadores dos PPGS envolvidos no consórcio
‐ Representante do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde – DAEVS/Ministério da Saúde
11h15 – Palestra: Vigilância laboratorial (a definir)
Rivaldo Venâncio da Cunha – Coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz
12h30 – Coral Fiocruz
12h50 – Intervalo
14h30 – Quem faz o Programa VigiLabSaúde-Fiocruz
– Apresentação dos PPGs envolvidos no consórcio
– Apresentação das Secas
– Apresentação do Campus Virtual – Ana Furniel
– Apresentação dos Eixos e disciplinas do programa e do Colegiado de Docentes – Andréa Sobral
9 de setembro – sexta-feira
Acesse aqui o link de transmissão.
9h – Coral Fiocruz
9h15 – Painel: Desafios atuais para o enfrentamento de endemias e pandemias/emergência em saúde pública em nível local, nacional e mundial
Expositores: Claudio Maierovitch, médico sanitarista, coordenador e pesquisador do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde da Fiocruz em Brasília, e Janaína Sallas, coordenadora Geral de Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CGCIEVS) do Ministério da Saúde.
Debatedor: André Siqueira, médico infectologista e pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).
Moderadoras: Eduarda Cesse e Andréa Sobral, Coordenadoras Geral e Acadêmica do VigiLabSaúde-Fiocruz
12h30 – Encerramento