Nathállia Gameiro
No dia 14 de março, Brasília sediará evento para apresentação de livro sobre métodos alternativos ao uso de animais em pesquisa conhecidos pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) e aceitos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A cidade de São Paulo também receberá o evento da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial no dia 27 de março.
A programação conta com palestra do pesquisador do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (Nevs) da Fiocruz Brasília Joel Majerowicz, sobre legislação e regulamentação de ensaios não clínicos para produtos para a saúde, com início às 11h30, nas duas capitais. Na capital federal, o evento será realizado no auditório Flávio Tera Barth, na Agência Nacional de Águas (ANA).
De acordo com Joel, não é possível empregar essas técnicas em todas as etapas dos estudos de biologia e medicina. Ele afirma que um dos entraves para o avanço dos métodos alternativos é que as regras do Concea e da Anvisa se encontram em inglês. Pela primeira vez, um material trará o conteúdo em português. “Por isso o compêndio é importante para disseminar novas práticas que diminuam ou minimizem o uso de animais em pesquisa”, ressalta.
Saiba mais sobre o assunto no vídeo da série Dê Voz, da Fiocruz Brasília.
Confira a programação completa dos eventos aqui e faça sua inscrição
Apresentação do Compêndio com os Métodos Alternativos ao uso de animais em pesquisa
Dia: Brasília – 14 de março na Agência Nacional de Águas
São Paulo – 27 de março na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP
Horário: 8h às 18h