Reunião teve como objetivo viabilizar aproximação com as novas diretorias e promover o diálogo, troca e construção de agendas comuns
Claudia Bittencourt – Ascom Secretaria Executiva da UNA-SUS/Fiocruz
Na última segunda-feira, 29 de abril, representantes da Secretaria Executiva da UNA-SUS (SE UNA-SUS/Fiocruz) reuniram-se com as diretorias do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES/MS) e do Departamento de Desenvolvimento da Educação em Saúde (DDES/MEC).
A reunião teve como objetivo viabilizar uma aproximação com as novas diretorias e promover o diálogo, troca e construção de agendas comuns. Na ocasião, houve uma apresentação do Sistema UNA-SUS e da proposta do curso voltado para preceptores, que está sendo desenvolvido pela UNA-SUS, em parceria com a Fiocruz, SGTES e a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).
A mesa de abertura contou com a secretária executiva da UNA-SUS/Fiocruz e diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, e do diretor do Deges, Hélio Angotti. Também estiveram presentes a coordenadora-geral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde, Lúcia Ioshida – representando a diretora de Desenvolvimento da Educação em Saúde do MEC, Rosana Leite de Melo; o coordenador de Monitoramento e Avaliação da SE-UNA-SUS/Fiocruz, Alysson Lemos e o coordenador da ABEM, Sandro Schreiber de Oliveira.
Para o diretor do DEGES, a UNA-SUS possui um potencial surpreendente no que tange à produção educacional em saúde, com um know-how significativo. “É o momento de reconhecermos a importância e o valor dessas iniciativas”, pontuou.
O Programa de Aperfeiçoamento de Preceptores na Perspectiva de utilização dos COAPES foi apresentado pelos consultores da SE-UNA-SUS/Fiocruz Francisco Campos e Lina Barreto. Ao total, são 25 microcursos autoinstrucionais, cada um baseado em uma competência específica.
Entre as temáticas do curso, estão a atenção à saúde, fundamentos do SUS, gestão em saúde, trabalho em equipe, comunicação, educação, abordagem familiar e comunitária e valores profissionais. O curso demonstra como funciona a organização ensino-serviço por meio de uma cidade fictícia.
Campos destacou que formar médicos apenas com uma visão hospitalocêntrica pode ser prejudicial ao atendimento à população. O consultor também explicou a função do preceptor, que além das atividades assistenciais, também é responsável por ensinar os graduandos e residentes. “O preceptor já foi ensinado a ser médico, agora podemos ensiná-lo a ser professor”, afirmou.
*Com edição da Ascom/Fiocruz Brasília