A Fiocruz lança hoje (8/5) o boletim Fiocruz International News, voltado para o público internacional. Em inglês, a publicação mensal inaugura uma nova fase na comunicação da instituição, reunindo as mais importantes notícias de todas as áreas da Fundação, da pesquisa à produção.
“A Fiocruz tem uma posição de crescente importância na área de cooperação internacional, e necessitava de instrumentos mais ágeis e capazes de comunicar para outros países e instituições parceiras a essência dos projetos que desenvolve”, afirma o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss. “O boletim avança muito para buscarmos a parceria, colaboração e o intercâmbio de experiências com essas instituições. Ele traz a síntese dos principais componentes da nossa mensagem e tem um público que, embora bastante eclético, inclui pessoas e instituições que são capazes de nos fazer avançar internacionalmente”.
Para a coordenadora de Comunicação Social da Fundação, Elisa Andries, o boletim internacional abre novas oportunidades para a comunicação institucional. “Como a mais importante instituição de saúde do país, a Fiocruz tem uma constante demanda por informações em inglês”, destacou. “Essas demandas partem tanto de jornalistas estrangeiros interessados em saber mais sobre a saúde pública no Brasil, quanto de pesquisadores e estudantes em busca de oportunidades, passando por viajantes e dirigentes de órgãos internacionais”.
Relações internacionais, descobertas científicas, pesquisas em andamento e informações úteis para cidadãos estrangeiros estão presentes na primeira edição do boletim, que em edições futuras também incluirá notícias sobre cursos e artigos de opinião. O boletim será encaminhado para os e-mails de assinantes, que, em um primeiro momento, inclui diversos membros da comunidade de relações internacionais em saúde. As inscrições podem ser feitas na página do boletim.
Além da publicação, a versão em inglês do Portal Fiocruz também passará a contar com atualizações semanais.
O boletim é resultado de uma parceria entre o Cris/Fiocruz, a Coordenação de Comunicação Social (CCS/Fiocruz) e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), com edição da CCS/Fiocruz.