Nayane Taniguchi
A Fiocruz Brasília promoverá, nos dias 3 e 4 de dezembro, o Encontro Nacional Sobre Deficiência: Há cidadania sem acessibilidade?, que encerra o ano letivo da Escola Fiocruz de Governo (EFG). Entre os temas a serem discutidos, estão “Pessoas com Deficiência no Ensino Superior” e “O Modelo Biopsicossocial da Deficiência nas políticas públicas de saúde, assistência e educação na avaliação da deficiência”. O evento é realizado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).
A abertura está marcada para às 9h da terça-feira (3/12). A programação é composta por talk shows, divulgação de pesquisa, debates e exibição do documentário “Longe da Árvore: pais, filhos e a busca da identidade”, dirigido por Rachel Dretzin e inspirado no livro de Andrew Salomon, que aborda as relações de família, o acolhimento e afeto das relações humanas.
O evento, gratuito e aberto ao público, contará com a presença de representantes da Fiocruz (RJ), Fiocruz Brasília, Universidade de Brasília (UnB), da Associação Brasileira de Surdos Oralizados, além de jornalistas, psicanalistas e ativistas. A atividade é voltada para estudantes e professores de qualquer área do conhecimento, gestores de políticas públicas, ativistas, organizações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, pesquisadores e população em geral. Os participantes receberão certificado.