Em edição especial, Conexão Fiocruz Brasília do dia 23 de abril (16h) convida os estudantes da educação básica a interagirem com os pesquisadores, tirando dúvidas sobre diferentes aspectos relacionados à covid-19
O que os jovens querem saber sobre o novo coronavírus? Como lidar com questões relacionadas à saúde mental decorrentes do isolamento social e da pandemia? De que forma os adolescentes podem contribuir para que a doença não se espalhe em suas comunidades? Como identificar fake news e buscar informações de qualidade? Em uma iniciativa inédita, o Conexão Fiocruz Brasília realiza edição especial para a comunidade escolar na próxima quinta-feira (23/4), 16h, voltada para pais, professores e estudantes da educação básica.
Questões sobre o novo coronavírus, fake news e saúde mental são os três grandes temas que nortearão as perguntas, enviadas pelos próprios estudantes para pesquisadores e especialistas da Fiocruz Brasília: o coordenador do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (Nevs), Claudio Maierovitch, a pesquisadora da Fiocruz Débora Noal e a pesquisadora e comunicadora em Saúde da Assessoria de Comunicação (Ascom), Mariella Oliveira-Costa. Além de vídeos produzidos pelos alunos, as perguntas podem ser enviadas pelas mídias sociais da Fiocruz Brasília (@fiocruzbrasilia no Instagram, facebook.com/fiocruzbrasilia) e ao longo da transmissão no Canal do Youtube da instituição (youtube.com/fiocruzbrasiliaoficial).
A atividade contará ainda com participação da coordenadora Central da Gerência de Acompanhamento dos Anos Finais da Diretoria de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Bélin Poletto Mezzomo, professora de Ciências da Natureza e Biologia da Rede Pública de Ensino do DF.
Conexão Fiocruz Brasília
Diante das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter o avanço da doença covid-19 em meio à pandemia, o Conexão Fiocruz Brasília é lançado como importante estratégia de comunicação para dar continuidade às atividades da instituição.
Entre as ações, a Fiocruz Brasília investiu na inserção em diferentes mídias sociais e na realização de atividades interativas para dar sequência às ações protagonizadas pela instituição, seja de educação, ensino, pesquisa, atuação em diferentes territórios, divulgação científica, comunicação e informação. Como prioridade, também assumiu papel importante na produção de informação e conteúdo relacionados à doença covid-19, e de materiais informativos em diferentes formatos (áudio, vídeo, peças gráficas, animações, etc.), em apoio e parceira a outras unidades da Fiocruz.
O Conexão Fiocruz Brasília tem como pilar a interatividade, além de proporcionar à população um contato mais próximo com pesquisadores e especialistas. Por meio de perguntas realizadas pela própria população, promove o acesso às informações de qualidade e atua contra a desinformação. Em suas quatro edições já realizadas, abordou temas como o novo coronavírus nas redes, saúde mental, populações vulneráveis, os cuidados com as crianças em tempos de quarentena, resultando em mais de 42,2 mil visualizações dos programas. Todos os materiais audiovisuais, específicos sobre esta temática, estão disponíveis no Canal do Youtube da Fiocruz Brasília (youtube.com/fiocruzbrasiliaoficial).