Semiárido ocupa Brasília em defesa da saúde e meio ambiente

Fiocruz Brasília 24 de abril de 2023


A Fiocruz Brasília e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) realizam, na próxima quinta-feira (27/4), o seminário Políticas de Convivência com o Semiárido, Meio Ambiente e Saúde. O evento ocorre no auditório externo da Fiocruz Brasília, das 10h às 12h, e é aberto a todos os interessados na temática, sem necessidade de inscrição prévia. O seminário reunirá pesquisadores, poder público e sociedade civil para debater e construir estratégias que assegurem a proteção dos ecossistemas e direitos essenciais, como acesso à saúde, terra, água e saneamento básico, a partir de políticas públicas voltadas para o Semiárido. O evento ocorre na semana do Dia da Caatinga, celebrado em 28 de abril.

 

A caatinga e o cerrado são os dois biomas que ocorrem no Semiárido brasileiro, que ocupa cerca 12% do território nacional, sobretudo no Nordeste e parte de Minas Gerais, onde vivem aproximadamente 27 milhões de brasileiros e brasileiras. Único bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga tem uma importância fundamental para a biodiversidade – um terço de suas plantas e 15% de seus animais não existem em nenhuma outra parte do planeta. Contudo, cerca de 45% de sua área se encontra degradada.

 

Região de secas, o Semiárido brasileiro enfrenta uma concentração histórica de renda, terra, água e meios de comunicação, que acarreta exclusão social e degradação ambiental. Para fazer frente aos desafios, diversas iniciativas e tecnologias, com participação da sociedade civil, têm sido desenvolvidas para aumentar a resiliência e a capacidade de resposta das comunidades. 

 

Leia mais:

Territórios saudáveis e sustentáveis em debate na Fiocruz

Pesquisa destaca estratégias de resiliência do semiárido brasileiro na pandemia