O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental propôs um acordo de cooperação à Fiocruz, para desenvolver atividades de promoção de cidades saudáveis e sustentáveis, com foco em ações para resíduos sólidos, aguas fluviais, saneamento básico e prevenção a desastres por enchentes, entre outros temas.
Em reunião nesta manhã, 04/10, o secretário Nacional de Saneamento Ambiental Antônio Henrique de Carvalho Pires se reuniu com o chefe de gabinete da presidência da Fiocruz, Valcler Rangel, e da Fiocruz Brasília o vice-gerente Wagner Martins e o coordenador de programas e projetos Andre Guerrero.
A Fiocruz vai propor um projeto que englobe atividades de ensino e pesquisa para apoiar as iniciativas para ampliar o direito dos cidadãos e garantir melhoria da qualidade de vida nas cidades. Em seu histórico, a Fiocruz já desenvolve projetos no campo dos territórios saudáveis e sustentáveis nas comunidades tradicionais entre os municípios do litoral sul fluminense e, a partir desta cooperação, pode-se ampliar a proposta também para áreas urbanas.
Para o chefe de gabinete da presidência da Fiocruz, Valcler Rangel, o saneamento é um tema ainda negligenciado e esta cooperação pode preencher esta lacuna, envolvendo as unidades da Fiocruz e áreas técnicas com expertise nessa área.
O vice-diretor Wagner Martins ressaltou que o projeto será um novo espaço de integração entre várias unidades e setores da Fiocruz pelo Brasil, e está em consonância com a Agenda do Desenvolvimento para 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.