“Direitos humanos na saúde mental na agenda da ONU”: este é o tema de um encontro com o professor Dainius Puras que ocorre nesta quarta-feira (10/5), às 14h30, no escritório em Brasília da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). Entre os comentadores do debate, estarão dois representantes da Fiocruz Brasília: Marcelo Pedra, um dos coordenadores do Núcleo de Populações em Situações de Vulnerabilidade e Saúde Mental na Atenção Básica (NuPop), e André Guerrero, coordenador do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Nusmad). Dainius Puras é professor da Universidade de Vilnius, na Lituânia, diretor do Human Rights Monitoring Institute e ex-relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o direito à saúde física e mental (2014-2020).
A metodologia do encontro privilegia o diálogo com diversos setores da sociedade civil. Entre os comentadores, também estarão Joana Darc Bazilio da Cruz e Kleidson Oliveira, do Movimento Nacional da População de Rua; Ronan Ferreira Figueiredo, do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do DF; Thessa Guimarães, do Conselho Regional de Psicologia do DF; Thiago Petra da Motta Campos, do coletivo Bloco do Rivotrio; Karina Figueiredo, do Conselho Regional de Serviço Social do DF; Célia Mazza de Souza, do Conselho Federal de Psicologia; Francisco Cordeiro, da Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas; e Wanderson Santos, da Diretoria da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
O objetivo do debate é discutir a centralidade da agenda de direitos humanos na saúde mental e como isso se manifesta nos posicionamentos e resoluções dos organismos internacionais. O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública (LAPS/ENSP/Fiocruz) é um dos realizadores da atividade. O encontro na OPAS/OMS (Lote 19, Avenida das Nações, SEN, Asa Norte, DF) será presencial e não é necessário inscrição prévia.