Ministro Clelio Campolina abre oficialmente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Fiocruz Brasília 15 de outubro de 2014


Autoridades estiveram presentes na solenidade e ressaltaram a importância da ciência para o desenvolvimento do país. A abertura foi realizada nesta terça-feira (14), no Parque da Cidade, em Brasília

“Eu estou convencido que educação, ciência e tecnologia são instrumentos decisivos para um projeto de desenvolvimento social, que seja capaz de combinar não só o crescimento, como a redução da desigualdade regional e social e a promoção da sustentabilidade”, declarou o ministro da Ciência e Tecnologia, Clelio Campolina, durante a abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A cerimônia foi realizada na tarde desta terça-feira, 14 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

Em seu discurso, o ministro ressaltou que o evento é uma oportunidade para mostrar em várias partes do Brasil, o papel central da educação e da ciência para o compromisso social e o desenvolvimento do país.

O ministro Campolina anunciou o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2015: Luz, Ciência e Vida. Na cerimônia de abertura, também foram lançados dois editais voltados ao incremento da divulgação e popularização da ciência. Um, apoia a realização de feiras e exposições científicas em âmbito municipal e estadual e outro para dar suporte à implementação da Olimpíada do Conhecimento.

Estiveram presentes na solenidade o secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Glauco Rojas, a embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Almirante Sérgio Roberto Fernandes, o secretário nacional de Ciência e Tecnologia, Oswaldo Batista Duarte Filho e a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader. O pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocuz) Carlos Gadelha, que assumiu a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/ MS), também participou da abertura da Semana. Na Fiocruz, Gadelha era vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde.

A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, que representou a comunidade científica na solenidade, destacou que “há 11 anos o evento divulga a ciência, que é a única forma de educar a população. Aqui, mostramos que a ciência está presente no nosso dia a dia e é essencial para a sociedade e responsável pelos avanços, inclusive, da condição social. Se não tivesse ciência, não teríamos saneamento, água potável, telecomunicações”.

A SNCT acontece desde 2004 em todo o território nacional. A 11ª edição do evento traz como tema Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Oswaldo Batista Duarte Filho, estão inscritos mais de 1800 municípios com a realização de mais de 35 mil atividades em todas as regiões do país. Ainda de acordo com ele, em Brasília a mostra reúne mais de 100 expositores e conta com a participação de mais de 300 escolas, principalmente públicas. O público esperado pela organização do evento é de mais de 100 mil visitantes.

“Essa ação é de popularização e divulgação da ciência. A SNCT fomenta a ciência e tecnologia na sociedade. Ao longo desses 11 anos, tivemos a participação de grande parte da sociedade. Estamos construindo um país em que o coeficiente de tecnologia ocupará cada vez mais um papel protagonista do desenvolvimento”, afirmou o secretário.

O evento, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), acontece até domingo (19) com o objetivo democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de educação científica.

Fiocruz

A exposição “Aventura pelo corpo humano”, elaborada pelo Museu da Vida, é a principal atração do estande da Fiocruz na SNCT. A peça “Conferência Sinistra”, de Gustavo Ottoni e uma série de cinco vídeos intitulada “Profissão Cientista”, promovida pelo Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz) também integram as atividades da instituição para o evento.