Comunicação Obsma
O Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho – foi a data escolhida para o lançamento da 12ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) da Fiocruz. A ocasião marca o início das ações previstas para todo o território nacional, desenvolvidas pelas seis Coordenações Regionais, sediadas, respectivamente, nas unidades técnico-científicas da Fiocruz na Amazônia, na Bahia, em Minas Gerais, em Pernambuco, em Brasília e no Rio de Janeiro. O lançamento ocorre no dia 5 de junho (segunda-feira), das 10h às 12h, no auditório de Bio-Manguinhos, com transmissão pelo canal do YouTube da VídeoSaúde Fiocruz.
A Olímpiada é voltada para a participação de alunos e professores da educação básica, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, por meio da inscrição de trabalhos relacionadas à saúde, ao meio ambiente e suas interfaces com a educação e a ciência e tecnologia. Com foco na realidade concreta dos alunos, a Obsma premia projetos realizados em cooperação na escola e/ou com a participação da comunidade escolar.
Dividida em duas etapas, a Olimpíada se organiza em seis regiões olímpicas nacionais: Centro-Oeste, Minas-Sul, Nordeste I, Nordeste II, Norte e Sudeste. Realiza-se uma primeira etapa de avaliações regionais dos trabalhos inscritos, de acordo com as áreas geográficas em que se encontram localizadas as escolas participantes. Já na segunda etapa, os trabalhos são avaliados e premiados nacionalmente.
Ao todo, 36 trabalhos são reconhecidos como destaques a cada nova edição, garantindo-se a lógica da representação regional e por estados da federação. Os vencedores nacionais são escolhidos por uma comissão avaliadora composta por cientistas e personalidades das áreas da cultura, arte, comunicação e informação. As equipes de trabalho ligadas à Obsma atuam junto a programas governamentais, como o Programa Saúde na Escola (PSE), o Programa Saúde da Família (PSF) e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que integra o calendário de estratégias da Fiocruz para a popularização da C&T no país.
A edição de 2023 tem uma série de atividades previstas para serem realizadas ao longo do ano, como Oficinas Pedagógicas, que buscam contribuir para capacitação, atualização e aperfeiçoamento de professores em torno dos temas saúde, ambiente, educação, ciência e tecnologia; Oficinas Alunos em Ação, atividades educativas e de divulgação científica para estudantes da educação básica com acentuado interesse em seguir carreiras científicas; Mostra Itinerante Saúde e Meio Ambiente na Escola, com trabalhos selecionados como destaque na 11ª edição da Obsma; e Curso Formação Inicial em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, voltado à capacitação de professores para trabalharem com seus alunos conhecimentos, habilidades e atitudes de promoção do desenvolvimento sustentável.
Com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de variadas instituições de ensino e pesquisa, a Obsma vem se fortalecendo como um programa educacional, de abrangência nacional, com foco em três grandes objetivos: contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no país; incentivar escolas a desenvolverem projetos e/ou práticas de promoção da saúde; e fortalecer as estratégias voltadas para o desenvolvimento sustentável e ambientalmente equilibrado, em todos as esferas – locais, regionais e global.
Serviço:
Lançamento da 12ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) da Fiocruz
Data: 05 de junho
Horário: 10h às 12h
Local: Auditório de Bio-Manguinhos (Campus Fiocruz)
Transmissão ao vivo no canal do YouTube da VídeoSaúde Distribuidora Fiocruz
Outras informações: olimpiada.fiocruz.br