A Escola de Governo Fiocruz – Brasília divulga seu Plano de Ação Educacional Frente à Pandemia da Covid-19. O documento tem como objetivo promover as condições para a oferta educacional em contexto de isolamento social e crise sanitária, social e política, visando apoiar o Sistema Único de Saúde (SUS) e responder às necessidades da comunidade-escola.
O Plano aborda, entre outros assuntos, a suspensão das atividades letivas presenciais; a continuidade das atividades de orientação e a manutenção de bancas, com utilização de ferramentas de informação e comunicação à distância; a continuidade dos programas de residência, nas atividades de ensino em serviço nos campos de prática; a possibilidade de aproveitamento de curso online como disciplina de Tópicos Especiais; e o monitoramento de casos de Covid-19 na instituição.
Um tópico importante do documento se refere ao acolhimento e ao cuidado com docentes e alunos. Em relação aos estudantes, o Plano destaca “espaços de escuta e representação para que suas necessidades e sugestões sejam apreciadas e encaminhadas junto às instâncias competentes”. Destaca-se, também, um projeto suporte psicossocial para residentes e estudantes da Fiocruz Brasília. Quanto aos docentes, o documento traz propostas para apoiá-los diante da crescente necessidade de uso de ferramentas para a mediação tecnológica nos processos de ensino-aprendizagem, entre outras orientações.
Acesse a íntegra do Plano de Ação Educacional da Escola de Governo Fiocruz – Brasília Frente à Pandemia da Covid-19.
Disponível para download também o Resumo Executivo do documento.