Professores da educação básica de todo o país terão até 13 de dezembro para inscrever trabalhos de seus alunos
Obsma*
Em função dos impactos causados pelo isolamento social para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, a Coordenação da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) anunciou a prorrogação das inscrições da 10ª edição: a partir de agora, professores da educação básica de todo o país terão até o dia 13 de dezembro para inscrever trabalhos de seus alunos. A Olimpíada recebe projetos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, incluindo, nas duas categorias, Educação de Jovens e Adultos – EJA. Os trabalhos devem ser desenvolvidos entre 2019 e 2020, e inscritos nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Textos e Projeto de Ciências.
A medida foi adotada para que professores e alunos tenham tempo hábil para a idealização e desenvolvimento dos trabalhos. Além disso, a decisão reforça o Plano de Contingência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para o enfrentamento à Covid-19 em todo o território nacional.
Os trabalhos inscritos devem ser originais e abordar obrigatoriamente as temáticas relacionadas à saúde e o meio ambiente. O processo de avaliação será dividido em duas etapas: regional e nacional. Este ano, será oferecido também o Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã a um trabalho desenvolvido por grupos de alunas e professoras do gênero feminino. Com isso, a Obsma afirma seu comprometimento em incentivar jovens estudantes a ingressarem em carreiras científicas.
As inscrições para a 10ª Obsma devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial www.olimpiada.fiocruz.br. No site é possível ler o Regulamento completo e conferir o endereço de envio do material físico de seu trabalho. A Olimpíada está dividida em seis Coordenações Regionais: Centro Oeste, Minas-Sul, Nordeste I, Nordeste II, Norte e Sudeste.
Para acompanhar todas as novidades sobre a Obsma, fique atento às nossas redes sociais: Facebook e Instagram. Por meio desses canais, são compartilhados diariamente conteúdos e informações de grande relevância e, em breve, também serão divulgados novas ações e projetos voltados aos professores.
Em caso de dúvidas, o professor deve entrar em contato com a Coordenação da Olimpíada pelo e-mail: olimpiada@fiocruz.br ou o telefone (21) 3882-9291.
* Com edição da Ascom/Fiocruz Brasília