De 27 a 29 de novembro, o Distrito Federal vai sediar a 6ª edição da Feira de Soluções para a Saúde. Com tema “Transformação digital na saúde”, a Feira une responsáveis por iniciativas nos serviços de saúde, nas instituições de ciência e sociais, para promover parcerias institucionais de ciência, tecnologia e inovação em saúde, identificar e mapear atores e tecnologias regionais, potencializar a geração de produtos, processos e articulações intra e extra-setoriais, promover a educação em saúde e estimular a construção de consciência sanitária para o desenvolvimento territorial, a cooperação em redes sociotécnicas, e a aplicação do saber científico nos territórios.
Para iniciar as parcerias e acordos para organização da Feira, que será realizada no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, representantes da Fiocruz Brasília e de diferentes instituições do Governo do Distrito Federal se reuniram nesta quinta-feira, dia 10 de agosto. Na ocasião, a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, ressaltou como a Feira surgiu da necessidade de se buscar respostas rápidas para a epidemia de zika vírus, em 2017. O secretário da Subsecretaria de Planejamento em Saúde do DF, Rodrigo Vidal da Costa, apresentou a disponibilidade da Secretaria de Saúde (SES-DF) para unir forças com a Fiocruz na organização do evento, desde já. De acordo com o coordenador da Feira de Soluções para a Saúde e do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade da Fiocruz Brasília, Wagner Martins, o ponto chave das Feiras está em aproximar o universo científico de outros produtores de conhecimento e soluções para a saúde. “A Feira no DF vai auxiliar no alcance de metas do plano estratégico distrital, especificamente as relacionadas à SES-DF, relacionadas à implantação da saúde digital na região.” O pesquisador apresentou um histórico da Feira e propôs os primeiros eixos temáticos da programação, a saber:
✓ Políticas públicas de saúde digital no SUS;
✓ Sistemas de inteligência artificial na saúde;
✓ Complexo Econômico e industrial da Saúde 5.0;
✓ Pesquisa, desenvolvimento e Inovações na transformação digital;
✓ Educação e sociedade na era da saúde 5.0.
A Feira de Soluções para a Saúde tem público amplo de profissionais, gestores da saúde, pesquisadores, trabalhadores do setor saúde, da cidade, do campo e da floresta, movimentos sociais organizados e estudantes, e deve contar com a participação de institutos de financiamento e de fomento à pesquisa, instituições e institutos de pesquisas, empresários, empreendedores, representantes de associações e do setor produtivo de fármacos, medicamentos, equipamentos, diagnóstico e gestores da saúde.
Após exibição do vídeo institucional da Feira de Soluções para a Saúde, e apresentação da feira, foram organizados grupos de trabalho para dar andamento aos próximos passos, discutidos novos eixos temáticos e agendada reunião para a próxima semana. A Fundação de Amparo à Pesquisa do DF, a Controladoria Geral do DF, a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde, a Escola de Governo do DF, o Banco de Brasília, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF, o Hospital da Criança de Brasília, a Universidade do DF, a Fundação Hemocentro de Brasília e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF são algumas das instituições participantes da reunião. Da Fiocruz Brasília, além da direção e equipe do Colaboratório, participaram o Setor de Eventos e a Assessoria de Comunicação, que organizará um grupo de comunicadores com os diferentes profissionais das instituições parceiras para divulgação das atividades de maneira coordenada e estratégica.
Histórico
Com público participante estimado em mais de oito mil pessoas, as diferentes edições da Feira de Soluções para a Saúde já fazem parte do calendário institucional da Fiocruz.
A primeira Feira de Soluções para a Saúde foi realizada em 2017, na Bahia, com foco no enfrentamento do zika vírus. A partir da primeira edição, outras questões de importância sanitária foram tema do evento. Em 2019, no Rio Grande do Sul, com foco em Saúde Única para territórios saudáveis e sustentáveis, e no Ceará, com o tema da Saúde Digital para Territórios Saudáveis e Sustentáveis. A quarta edição, em formato virtual, em 2020, deu destaque para soluções em meio à pandemia de Covid-19. Ano passado, em Natal – RN, a Feira foi específica para questões da Agricultura Familiar.
Clique aqui para conhecer as soluções já apresentadas nas edições anteriores da Feira de Soluções para a Saúde.