Evento apresenta os retratos da reforma psiquiátrica

Fiocruz Brasília 6 de outubro de 2023


O dia 10 de outubro é comemorado há mais de 30 anos como o Dia Mundial da Saúde Mental. A data nos alerta sobre a necessidade de unir esforços para melhorar a saúde mental da população e visa identificá-la como uma causa comum a todas as pessoas, chamando a atenção dos governantes para que a questão tenha prioridade nas agendas de saúde pública em todo o mundo.


Para contribuir com o debate sobre o tema e integrando as atividades de celebração da data, o Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Nusmad) da Fiocruz Brasília; a TV Pinel e o Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde promovem na próxima terça-feira (10/10), a partir das 17h30, o painel temático Retratos da Reforma Psiquiátrica Brasileira: memórias presentes para o exercício da cidadania e da saúde mental

 

O painel vai discutir a trama que reúne memórias e histórias de profissionais do campo da saúde mental e atenção psicossocial no contexto da transformação dos paradigmas do cuidado. O debate visa estimular a reflexão crítica sobre os lugares sociais da desinstitucionalização, da construção do cuidado em liberdade, superação dos muros estigmatizantes e dos preconceitos contra a loucura no quadro dos Direitos Humanos. Participam da atividade a psicanalista e professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ana Szapiro e o professor associado da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Silvio Yasui, com mediação da terapeuta ocupacional Claudia Braga.

 

A programação conta ainda com a exposição “Morar em Liberdade: Retratos da Reforma Psiquiátrica Brasileira”, que marca a celebração dos 20 anos do Programa de Volta Para Casa, que oferece auxílio à reabilitação psicossocial de pessoas acometidas por transtornos mentais que permaneceram em longas internações psiquiátricas. A Instalação percorreu o Brasil, entre 2018 e 2019, aliando ciência e arte, e voltou agora em 2023 para a Escola de Governo Fiocruz – Brasília (EGF-Brasília), reunindo fotografias, vídeos, colagens e bordados de um acervo de pesquisa construído entre 2017 e 2021, apresentando a vida cotidiana de ex-pacientes, egressos do sistema psiquiátrico, e dos trabalhadores que vêm reconstruindo essas existências pelo convívio social nas cidades mineiras de Barbacena e Juiz de Fora e na cidade carioca de Paracambi.

 

Serviço:
Painel temático “Retratos da Reforma Psiquiátrica Brasileira: memórias presentes para o exercício da cidadania e da saúde mental”
Dia: 
10/10/2023
Hora: 
17h30 às 19h
Local: auditório interno da Fiocruz Brasília  

 

Exposição “Morar em Liberdade: Retratos da Reforma Psiquiátrica Brasileira” – Circuito 2023

Data: de agosto a novembro de 2023 

Local: Fiocruz Brasília (hall de entrada da EGF-Brasília)