No próximo fim de semana, parte da equipe do Programa de Saúde, Ambiente e Trabalho, da Fiocruz Brasília, estará em Caruaru – PE, para a abertura da segunda turma de especialização em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho. Serão formados 71 profissionais da saúde de cidades do interior de Pernambuco, que ao longo do curso, vão desenvolver planos de intervenção em suas localidades, com foco nas populações do campo, floresta e águas.
A aula inaugural será no sábado, 11 de novembro, às 8h30 com o médico e ex-ministro da saúde Alexandre Padilha e Gilmar Mauro, da coordenação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Está prevista a transmissão desta atividade pelo Facebook da Fiocruz Brasília.
O curso vai contribuir na construção dos Territórios Saudáveis e Sustentáveis no campo da promoção e vigilância em saúde, ambiente e trabalho na perspectiva da implantação das Políticas Nacionais de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas e da Saúde do Trabalhador. Ao todo, são 12 disciplinas baseadas nos princípios e diretrizes do SUS, com ênfase em temas que integram promoção da saúde, ambiente e trabalho; determinação social da saúde, vigilância de base territorial e participativa. O curso será presencial com aulas ministradas mensalmente durante o fim de semana.
A primeira turma desta especialização começou em julho deste ano, em Fortaleza, para 60 profissionais de saúde que vão atuar em 24 diferentes territórios do estado do Ceará. Há perspectiva de uma nova turma em 2018 no estado do Tocantins.
A especialização é uma iniciativa da Fiocruz Brasília, por meio da Escola Fiocruz de Governo, em cooperação com a Fiocruz Pernambuco, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e a Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares. Clique aqui para acessar a programação completa.