Fiocruz Brasília no Simbravisa

Nathállia Gameiro 21 de novembro de 2023


A cidade onde o sol nasce primeiro vai sediar, entre os dias 20 e 24 de novembro, um dos maiores eventos da Vigilância Sanitária: o 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa). Pesquisadores, gestores, professores, estudantes, trabalhadores da saúde e representantes de movimentos sociais desembarcaram na capital paraibana para debater, refletir e trocar experiências sobre a Vigilância Sanitária.

As discussões serão feitas a partir de dois marcos históricos: a saúde como direito, no âmbito da Constituição Federal de 1988; e a pandemia de Covid-19 como um exemplo da relevância da Vigilância Sanitária para a proteção da saúde pública e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com tema central versando sobre a “Vigilância Sanitária: direito à saúde e o fortalecimento do SUS”, o evento terá a pandemia da Covid-19 como tema transversal, e conta com painéis, roda de conversa, mesas de debate, apresentação de trabalhos, comunicações coordenadas, cursos, oficinas, conferências e muita cultura. A abertura oficial é nesta terça-feira (21), com mesa de autoridades e a apresentação do grupo Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes, mas as atividades pré-congresso já começaram, com cursos e oficinas. Uma delas, coordenada pelo coordenador do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (Psat), Jorge Machado, sobre as experiências e perspectivas da vigilância em saúde de base territorial. A oficina, realizada na segunda-feira (20/11), trouxe ao debate o protagonismo das populações quilombolas, do campo e das águas e as perspectivas dos caminhos da vigilância em saúde ambiental e da saúde do trabalhador.

A Fiocruz Brasília também estará presente participando das apresentações de trabalhos. Ao todo, dez trabalhos da unidade foram aprovados no Simpósio, de pesquisadores do Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias de Saúde (Pepts); do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (Nevs); do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (Psat); do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) e do Programa de Direito Sanitário (Prodisa). Os estudos abordam tratamentos e prevenção da Covid-19, capacitação em vigilância epidemiológica, regulação sanitária, regulação de alimentos, avaliação de tecnologias em saúde e regulação internacional de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.  Confira aqui os trabalhos

Grandes debates contam com a participação da unidade. O pesquisador Eduardo Hage, do Nevs, é um dos expositores do painel “Emergências em saúde públicas e vigilância sanitária: revisão do regulamento sanitário internacional e implicações para o SUS”, que será realizada na quarta-feira (22/11), a partir das 15h15, na sala 3. Ainda na quarta, Jorge Machado participa da roda de conversa “Histórico e os diferentes conceitos de uma vigilância em saúde participativa com protagonismo popular”, às 13h30, na tenda Paulo Freire. 

Já na quinta-feira (23/11), o médico sanitarista Claudio Maierovitch coordena a mesa redonda “Mortalidade por Covid-19: relação com a desigualdade social e o acesso aos serviços de saúde”, que acontece na plenária, a partir das 13h30. No último dia do evento, sexta-feira (24/11), a partir das 14h30, na sala 5, o ex-ministro da Saúde e pesquisador da Fiocruz Brasília, Agenor Álvares, coordena o painel “Financiamento de vigilância sanitária: o modelo atual contribui para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária?”. Os debates são abertos aos congressistas inscritos.

O evento terá ainda conferência com Maurício Barreto, coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) da Fiocruz Bahia e participação de pesquisadores de outras unidades da Fundação.

O Simbravisa é realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Agência Estadual de Vigilância Sanitária e Secretaria de Estado da Saúde do Governo da Paraíba.

Confira aqui a programação completa do Simpósio


Serviço:

9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária 

Data: 20 a 24 de novembro

Local: Rodovia PB-008, Km 5 s/n Polo Turístico – Cabo Branco (PB)
Tema: “Vigilância Sanitária: direito à saúde e o fortalecimento do SUS”
Mais informações: www.simbravisa.org.br

 

Com informações da comunicação da Abrasco