Com informações da Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
O repositório Arca Dados; o sistema de banco de dados em judicialização na saúde (JUDJe) e o Projeto Avaliação do Desempenho do Sistema Saúde (Proadess) estão entre os projetos que serão apresentados na 6ª Feira de Soluções para a Saúde, de 27 a 29 de novembro, em Brasília (DF). Estruturado em três eixos – soluções de serviços, soluções sociais e soluções industriais –, o evento reúne gestores, profissionais da saúde e diversos outros atores em prol do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Arca Dados
Arca Dados é o repositório oficial da Fiocruz para arquivar, publicar, disseminar, preservar e compartilhar os dados digitais de pesquisa produzidos pela comunidade Fiocruz ou em parceria com outras instituições, com o objetivo de fomentar novos estudos, garantir a reprodutibilidade ou a replicabilidade de iniciativas existentes, e promover uma ciência aberta e cidadã. Seu público é formado por pesquisadores, gestores e sociedade.
Projeto de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde
O Proadess visa contribuir para o monitoramento e avaliação do sistema de saúde brasileiro. A iniciativa produz subsídios ao planejamento de políticas, programas e ações de saúde para gestores de todas as esferas administrativas, e dissemina informações sobre o desempenho do SUS nos seus distintos âmbitos. O projeto disponibiliza análises e estudos sobre o tema; séries históricas de indicadores atualizadas anualmente; gráficos e mapas temáticos para a avaliação do desempenho do sistema de saúde brasileiro relativos a diferentes abrangências geográficas. Seu público inclui gestores de políticas e programas de saúde, instituições de ensino e pesquisa, e a sociedade.
Sistema de banco de dados em judicialização da saúde
O JUDJe é um protótipo de programa que permite gerar e automatizar banco de dados sobre processos de judicialização da saúde em câncer, a partir da análise do Diário de Justiça do TJRJ. Ele possibilita análises seguras das ações judiciais sobre o tema, auxiliando a gestão pública, o Judiciário, as Secretarias de Saúde e a iniciativa privada acerca do problema da judicialização no Brasil. No protótipo, estão disponibilizados bancos de dados seguros sobre judicialiação em câncer, categorizados em 24 variáveis, que mapeiam o fluxo do processo e a movimentação da ação judicial em saúde, destacando elementos de predição e gestão sobre o tema. O programa também permite monitorar os processos judiciais em saúde e notificar qualquer alteração on time. O JUDJe é resultado da tese de doutorado de Jânio Gustavo Barbosa, defendida no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), e que já recebeu diversas premiações.
Para saber mais sobre estas e outras inovações, inscreva-se na 6ª Feira de Soluções para a Saúde.
SERVIÇO:
6ª Feira de Soluções para a Saúde
Data: 27, 28 e 29 de novembro de 2023
Local: Millenium Convention Center (Clube da Ascade – Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Conjunto 10, Lote 18, Asa Sul, Brasília/DF)
Mais informações: feira.agora.fiocruz.br