O Curso Proteção Social no SUAS a indivíduos e famílias em situação de violência – Fortalecimento da Rede Socioassistencial foi aberto hoje (27/11) pela diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, e pelo diretor do Departamento de Gestão da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Luiz Otávio Farias.
Fabiana destacou ser o curso resultado de uma construção colaborativa e parceira feita ao longo de um ano com profissionais do MDS, e que está prevista a realização de mais cinco cursos, dois dos quais EAD. Serão capacitados 150 profissionais das Secretarias Estaduais de Assistência que atuarão como multiplicadores para o nível municipal.
A diretora acrescentou que a Escola Fiocruz de Governo (EFG), localizada em Brasília, articula com outras unidades do sistema Fiocruz quando acolhe demandas específicas. Neste caso, o fez com o Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Ao final, agradeceu a participação das professoras Kathie Njaine, Josiana Avanci e Tatiana Fonseca.
O diretor Luiz Otávio Farias agradeceu o apoio e o cuidado dos profissionais da Fiocruz e do MDS na preparação do curso. Bem-humorado, observou que por serem da primeira turma, eles poderão fazer sugestões e críticas resultantes das discussões ocorridas durante o curso, que poderão ser incorporadas ao material didático. O diretor falou da disposição de propor ao Conselho Nacional de Assistência Social a inclusão do curso da Fiocruz no programa Capacita SUAS, de educação permanente do SUAS.