Agentes populares de economia solidária multiplicam projeto da Fiocruz Brasília

Fiocruz Brasília 18 de abril de 2024


Heloisa Caixeta

 

Entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024, a Fiocruz Brasília formou uma turma de agentes populares no curso Diálogos sobre Economia Solidária (DES). Agora, parte dessa turma está multiplicando o conhecimento adquirido e realizando formações nos territórios do Paranoá e Itapoã, no Distrito Federal (DF). Dentre os 36 agentes populares que concluíram o curso DES, foram selecionadas 10 multiplicadoras, que estão reaplicando a metodologia em novas ações.

 

Na tarde da última sexta-feira (12/4), Izabel Alexandre, agente formada pelo DES, multiplicou a formação para mais de 50 participantes no Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep). A ação contou, ainda, com uma feira solidária de artesanato. Ao todo, já foram realizadas seis ações como essa nos territórios do Paranoá e Itapoã, alcançando mais de 130 participantes.

 

O projeto “Diálogos sobre Economia Solidária (DES)” é realizado pela Fiocruz Brasília, por meio do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS), e tem o objetivo de desenvolver ações para fortalecer a governança e a gestão de territórios do DF. As atividades promovem o empoderamento social e o fomento à geração de trabalho e renda no contexto pós-Covid-19. Elas integram a estratégia de territorialização da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

O projeto DES é composto por diversas ações, sendo a primeira delas a aplicação de um curso livre para formação sobre Economia Solidária. As aulas buscam auxiliar as comunidades a desenvolverem empreendimentos de Economia Solidária. A primeira turma foi formada no Paranoá e Itapõa, e a segunda está em capacitação na Estrutural e Santa Luzia. O curso DES aborda conceitos, exemplos e práticas relacionados à Economia Solidária para aplicá-los nos territórios. A carga horária é de 56 horas.