rBLH/Fiocruz (IFF/Fiocruz) *
“Amamentação: apoie em todas as situações” é tema da Campanha Nacional de Amamentação de 2024 do Ministério da Saúde
Neste ano, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), realizada de 1º a 7 de agosto, traz a temática “Amamentação: Apoie em todas as situações” com o objetivo de focar no suporte e promoção do aleitamento materno com ênfase na diminuição das desigualdades, de unir esforços na garantia do apoio a toda sociedade e em todas as situações.
“O apoio ao aleitamento materno é um compromisso que todos devemos assumir, especialmente em tempos de tantas desigualdades sociais. No Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), estamos dedicados a oferecer suporte às mães, independentemente de suas circunstâncias, porque acreditamos que amamentar é um direito universal. Vamos juntos fazer do Agosto Dourado um mês de conscientização e ação efetiva em prol da amamentação”, afirma a coordenadora do BLH do IFF/Fiocruz, Danielle Aparecida da Silva.
No Brasil, a Lei Federal n°13.345 de 12 de abril de 2017, institui agosto como o mês da promoção do aleitamento materno, ou seja, para além de uma semana, a sociedade brasileira e profissionais de saúde realizam atividades diversas para levar informação sobre aleitamento materno para famílias gestantes e/ou em fase de lactação, para escolas, universidades ampliando a discussão sobre a importância da amamentação e como torná-la possível a todos os grupos, sejam eles de diferentes classes sociais, portadores de deficiências, com diferentes vínculos empregatícios, sempre respeitando a diversidade e garantindo a amamentação até mesmo em situações de emergências, calamidades e conflitos.
A importância de promover a amamentação está descrita em diversos documentos. Vantagens para o bebê: menor incidência de infecções pulmonar, respiratórias, do trato gastrointestinal, de doenças como diabetes e doenças cardíacas. Amamentar também é vantajoso para a mulher, pois além de ajudar na involução uterina, previne contra o câncer de mama.
Confira aqui a transmissão da cerimônia de lançamento do Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno. O evento ocorreu nesta quinta-feira (1º/8), em Brasília/DF.
Saiba mais sobre a campanha no portal do Ministério da Saúde.
Fiocruz lança cartilha de amamentação escrita em formato de cordel
A arte de cordel vai dar o tom, as cores, a poesia e a forma à cartilha de amamentação inclusiva o material foi desenvolvido no âmbito da pesquisa “Aleitamento Materno Inclusivo na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH)”, a pesquisa é conduzida pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fiocruz. A caderneta é um dos materiais que foi distribuído pelo Ministério da Saúde durante o evento de lançamento do Agosto Dourado.
O manual “Apoie a amamentação em todas as situações” é todo escrito em forma de cordel, feito pelo artista Édson Oliveira com xilogravuras de Nonato Araújo. O cordel se baseia no conteúdo produzido em linguagem simples, de autoria da pesquisadora Laís Costa, da ENSP/Fiocruz. O material visa à popularização da ciência e alerta para a necessidade de suporte à amamentação das pessoas com deficiência, incentivando a qualificação do serviço de apoio ao aleitamento que contemple toda a diversidade humana.