Após três dias de intensas atividades, a 4ª edição da Feira de Soluções para a Saúde da Fiocruz chegou ao fim na sexta-feira (11/12) com o anúncio dos projetos finalistas de seu Hackathon, que este ano teve como objetivo desenvolver soluções tecnológicas no contexto do enfrentamento da Covid-19. O evento integrou à Feira do Conhecimento, realizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará.
A coordenadora de Cooperação da Coordenação Geral de Planejamento Estratégico (Cogeplan/Fiocruz), Claudia Martins, destacou a proposta da Feira de mostrar soluções que podem ajudar no enfrentamento dos problemas de saúde. “Essas soluções nascem em diversos lugares, na academia, na sociedade, nos serviços de saúde, e o grande propósito da Feira é reunir todas elas para que possam ser compartilhadas e disseminadas”, afirmou.
Também participaram da cerimônia de encerramento o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda; o assessor de tecnologias para informação e comunicação da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Vinicius Marinho Ameixa; o gerente de projetos da Plataforma Ágora Fiocruz, Pedro Henrique Aguiar; e o pesquisador do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fiocruz Brasília, Marcelo Souza de Jesus.
Segundo Pedro Aguiar, o Hackathon desta edição trouxe resultados excelentes e inovadores. “Feira de soluções é isso: estamos aqui para fomentar ideias simples que ajudarão muitas outras pessoas com soluções práticas, baratas e revolucionárias”, pontuou.
Confira as três soluções finalistas do “Hackathon Covid-19”
1º lugar (solução campeã, que levou o prêmio de R$ 10 mil)
Equipe: Grupo BGZ – Rio de Janeiro
Solução: Robô autônomo – dispositivo automatizado para esterilização usando raios ultravioletas
Assista aqui ao vídeo de apresentação da solução
2º lugar
Equipe: Bioteckres – São Paulo
Solução: TESTEX (Teste Rápido Covid-19) – kit de teste rápido baseado em aglutinação em látex
Assista aqui ao vídeo de apresentação da solução
3º lugar
Equipe: Zeus – Rio de Janeiro
Solução: INA (Índice Nacional de Aglomeração) – aplicativo que mostra em marcadores os níveis de aglomeração em locais específicos da cidade
Assista aqui ao vídeo de apresentação da solução
A Maratona de Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas para o Enfrentamento da Pandemia do Novo Coronavírus (Hackathon Covid-19) foi promovido pela Fiocruz, em parceria com o Ministério da Saúde e o Ninna Hub.