Quando ocorre um acidente de trânsito, devido à falta de informações detalhadas, ou mesmo devido a informações desencontradas, o atendimento pode não ser o mais adequado. Vários serviços podem ser acionados ao mesmo tempo, sem necessidade, mobilizando recursos e esforços que poderiam ser direcionados a outras ocorrências. Situações como essa motivaram o desenvolvimento de um aplicativo que utiliza informações geradas por pessoas comuns para orientar intervenções das autoridades de trânsito, saúde, justiça e segurança pública, entre outras. “Informação para ação”, resume o pesquisador Marcílio Sandro de Medeiros, da Fiocruz Amazônia, coordenador do projeto. Este é um dos projetos que compõem a mostra da 6ª Feira de Soluções para a Saúde. O evento ocorre na próxima semana, de 27 a 29 de novembro, em Brasília (DF).
O aplicativo funciona assim: as pessoas que presenciarem uma colisão de veículos, por exemplo, podem enviar fotos e a descrição do ocorrido, em texto ou áudio, por meio do aplicativo. Fotos de diferentes ângulos e descrições também diversas serão geradas, e uma inteligência artificial vai cruzar e validar os dados, subsidiando as autoridades para um melhor atendimento da ocorrência, incluindo o socorro às vítimas.
“O uso do celular na direção é uma grande causa de acidentes. Parecia um contrassenso propor um aplicativo para prevenir acidentes e violências no trânsito, mas estamos convencidos de que não é”, afirma Marcílio. Para construir um aplicativo que dialogasse com a população, a equipe ouviu motoristas de carro e de ônibus, e motociclistas. Essas conversas indicaram uma série de outras questões que também influenciam a qualidade e segurança no trânsito.
“Fatores como as altas temperaturas e o estresse afetam os motoristas”, exemplifica Marcílio, salientando que o aplicativo pode ser usado não só para notificar acidentes, mas também discussões e qualquer outra ocorrência relacionada ao trânsito, como ruas esburacadas e sinais com defeito. “Já existem aplicativos que sinalizam engarrafamentos e batidas de carro, por exemplo. O diferencial da nossa proposta é a governança, isto é, um comitê gestor intersetorial que, a partir do banco de dados do aplicativo, possa definir políticas públicas e medidas adequadas para, de fato, responder às demandas e expectativas da população”, destaca.
Em uma etapa futura, o aplicativo pode ser capaz de utilizar não apenas informações fornecidas pelos usuários em sua plataforma, mas também recuperar dados publicados em outros ambientes do ciberespaço, como nas mídias sociais. Um grande monitor touch screen com o protótipo do aplicativo está sendo preparado para que a população possa conhecer o projeto e simular o seu uso. A ideia é que esse monitor possa itinerar em espaços públicos, como shoppings e unidades do Departamento de Trânsito (Detran), em Manaus (AM).
Para saber mais sobre esta e outras iniciativas inovadoras, inscreva-se na 6ª Feira de Soluções para a Saúde.
SERVIÇO:
6ª Feira de Soluções para a Saúde
Data: 27, 28 e 29 de novembro de 2023
Local: Millenium Convention Center (Clube da Ascade – Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Conjunto 10, Lote 18, Asa Sul, Brasília/DF)
Mais informações: feira.agora.fiocruz.br