Brasília sedia encontro da rede de Consultórios na Rua

Fernando Pinto 30 de agosto de 2024



Em setembro, entre os dias 3 e 5, a Fiocruz Brasília vai sediar o VII Encontro da Rede Nacional de Consultórios na Rua e de Rua. A fim de assegurar a ampla participação, o evento reunirá integrantes das equipes de Consultórios na Rua (CnaR) de todo o país. O objetivo é apresentar e discutir as práticas do trabalho com a população em situação de rua e a agenda política nacional na qual o trabalho das equipes está inserido.

 

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, participa da mesa de abertura no dia 3 de setembro (terça-feira), a partir das 9h, no auditório externo da unidade.  A atividade é aberta a todos os interessados. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição disponível aqui.

 

A programação do evento está organizada a partir de mesas temáticas que vão discutir o cotidiano do trabalho das equipes dos Consultórios na Rua e de Rua. Na pauta, estão temas como saúde da mulher, saúde e direitos da população LGBTQIAPN+, saúde mental na rua, indicadores de saúde e direitos da população em situação de rua. A programação conta também com uma exposição de Boas Práticas das Equipes de CnaR. 

 

O psicólogo sanitarista Marcelo Pedra, pesquisador da Fiocruz Brasília e um dos coordenadores do Núcleo de Populações em Situações de Vulnerabilidade e Saúde Mental na Atenção Básica (Nupop) da Fiocruz Brasília, é um dos nomes confirmados na programação. Ele participará da mesa Intersetorialidade e a Importância das Articulações, no dia 3 de setembro, das 14h às 15h30. Saiba mais e confira a programação completa em www.redenacionaldeconsultoriosnaruaederua.org.

 

Consultório na Rua

O Consultório na Rua é constituído por equipes multiprofissionais que desenvolvem ações integrais de saúde frente às necessidades da população em situação de rua. Os profissionais realizam as atividades de forma itinerante e, quando necessário, desenvolvem ações em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

Ressalta-se que a responsabilidade pela atenção à saúde da população em situação de rua, como de qualquer outro cidadão, é de todo e qualquer profissional do Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo que ele não seja integrante de uma equipe de Consultório na Rua.

 

Serviço:

VII Encontro da Rede Nacional de Consultórios na Rua e de Rua

Data: 3 a 5 de setembro de 2024

Local: auditório externo da Fiocruz Brasília

Público: aberto a todos os interessados

 

Foto: Tony Winston/Agência Brasília