Campanha de doação de sangue celebra 119 anos da Fiocruz

Mariella de Oliveira-Costa 28 de maio de 2019


Mariella de Oliveira-Costa, com a colaboração de Rianna Moraes

 

 

Em 25 de maio, a Fiocruz completou 119 anos. Para marcar a data, a Fiocruz Brasília realiza uma série de atividades ao longo desta semana. A primeira delas foi a 3ª edição da Campanha de Doação de Sangue. Hoje, 28 de maio,   pela manhã, um ônibus da Fundação Hemocentro de Brasília fez o transporte dos trabalhadores da Fiocruz que se voluntariaram à doação.

 

Na chegada, cada um recebeu uma senha e seguiu para as etapas de triagem, pois há uma série de regras de saúde e vigilância sanitária  que minimizem riscos e possíveis contaminações. Foram coletados dados como pressão arterial, altura e peso, bem como um teste rápido para detectar anemia. Após essa etapa, que em média durou pouco mais de cinco minutos, os trabalhadores passaram  por uma entrevista individual, com 40 questões sobre seus hábitos de vida, medicações, alimentação. Todos os trabalhadores foram considerados aptos à doação, e seguiram para a coleta de sangue, onde foi recolhido cerca de 400 ml de cada pessoa. Os que quiseram, também se voluntariaram para serem cadastrados como doadores de medula óssea. Cada pessoa que é doadora pode salvar até cinco vidas.

Veja abaixo alguns depoimentos de parte dos doadores.

“Ajudar as pessoas é importante. Antes dessas campanhas na Fiocruz, sempre tive vontade, mas não tinha a oportunidade. Nas três que tiveram, participei.” Heron Almeida, Manutenção.

 

 

“Buscamos fazer uma peça de divulgação diferente, sem destoar do que já é feito pelo Hemocentro, mas que sensibilize as pessoas.” , Carlos Sarina, Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília. 

 

 

 

“Doar sangue é uma forma de salvar vidas, de estar ajudando outras pessoas. É muito importante! Não sabemos o dia de amanhã, né?! Já vim três vezes pela Fiocruz. Se precisar estamos aí! Na primeira vez fiquei com medo, mas agora… é como se fosse fazer um exame de sangue, é tudo tranquilo! Mais simples que o  exame de glicemia”. Maria Isabel, Limpeza.

 

 

“Sempre doei sangue! Gosto muito de doar. É bom fazer uma doação para o próximo. É a segunda vez que vou doar pela Fiocruz. Quando era mais nova doava três vezes ao ano. ” Maria do Socorro, Limpeza. 

 

 

 

“Sempre quis ser doador de sangue, mas o horário de trabalho não permitia. Desde que começaram as campanhas aqui, sou doador e me sinto muito feliz em poder ajudar a quem precisa, com outros colegas da casa. A Fiocruz poderia fazer mais campanhas por ano. Sempre que tiver, nem precisa me avisar, pode colocar meu nome na lista. Quando vai ser a próxima doação? Estou dentro!” Ivalto Cavalcante de Melo, Manutenção.

 

Ao longo desta semana de comemorações pelos 119 anos da Fiocruz , além da doação de sangue, estão previstas também visitas guiadas à exposição Morar em Liberdade, no dia 30, e no dia 31, a apresentação do Coral da Fiocruz Brasília, ginástica laboral e confraternização.

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos desta 3ª edição da Campanha de Doação de Sangue promovida pela Fiocruz Brasília.   

 

Saiba mais  sobre as edições anteriores, por meio dos links abaixo:

1ª Edição

2ª Edição