CAPES aprova primeiro curso de mestrado profissional da Fiocruz Brasília

Fiocruz Brasília 27 de novembro de 2014


O curso terá duas linhas de pesquisa: Saúde e Justiça Social e Vigilância e Gestão em Saúde.

O primeiro curso de pós-graduação stricto-sensu da Fiocruz Brasília – o mestrado profissional em Políticas Públicas em Saúde – foi aprovado pela CAPES/MEC. A autorização foi publicada hoje (26) no portal da instituição. O curso terá duas linhas de pesquisa: Saúde e Justiça Social e Vigilância e Gestão em Saúde.

Gerson Penna, diretor da Fiocruz Brasília, destacou ser o curso resultado de um processo de construção coletiva, permeado de conversas construtivas. Fabiana Damásio, coordenadora de Escola de Governo em Saúde, rememorou o caráter agregador do projeto, cuja elaboração contou com profissionais da casa com vocação educacional. Maria Célia Delduque, coordenadora do mestrado de Brasília, considerou ser a aprovação um passo importante para a consolidação da Fiocruz Brasília.

O lançamento do primeiro edital do curso está previsto para fins do primeiro semestre de 2015, com as aulas iniciando em agosto, conforme Maria Célia. Fabiana Damásio observou que o curso vem reforçar a formação qualificada no Centro-Oeste no campo da Saúde Coletiva, pois na região existem mestrados semelhantes em apenas outras três universidades: a de Brasília (UnB), a de Goiás (UFG) e do Mato Grosso (UFMT).