Começa a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Nathállia Gameiro 21 de outubro de 2019


Nayane Taniguchi

 

A 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem início nesta segunda-feira (21/10). Em Brasília, a cerimônia de abertura da atividade, que tem como tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, será realizada às 16h, no Palco Central do evento, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

 

Para esta edição, a Fiocruz Brasília convida o público para viver quatro experiências: a Árvore dos sonhos para DF 2030 – narrativas/miradas de futuro; o Jogo Cuidando da Casa da Vida; Cartas para um mundo melhor e rodas de conversa com representantes da instituição e da sociedade civil. “A Fiocruz Brasília acredita na relevância da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A instituição busca, nestes espaços, promover a reflexão sobre a importância da ciência no desenvolvimento social, privilegiando o aspecto lúdico e a interatividade, com objetivo de despertar o interesse do público para temas da ciência, tecnologia e saúde, de forma criativa e instigante”, ressalta uma das idealizadoras da proposta, Tatiana Novais.

 

A Comissão Organizadora do estande da Fiocruz Brasília ressalta que a Bioeconomia é uma temática muito importante para o desenvolvimento de tecnologias sociais para a construção de territórios mais saudáveis e sustentáveis, que está entre as prioridades institucionais em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, na Agenda 2030. “A Agenda 2030 tem grande convergência de valores com a Fiocruz e sua história, baseada em uma forte correlação entre saúde, desenvolvimento e sustentabilidade. O programa de trabalho da Fiocruz em médio e longo prazos, parte da determinação social da saúde e de temas conexos, dos estudos sociais de ciências, da ecologia de saberes e da teoria crítica sobre inovação e de novos modelos de desenvolvimento”, explica Tatiana.

 

16ª SNCT e Fiocruz Brasília

A proposta da Fiocruz Brasília para a 16ª SNCT foi inspirada na etimologia de Bioeconomia, sendo Bio – Vida, o prefixo Eco (do grego oikos – casa) e nomos (norma, lei), esta última ressignificada pela palavra cuidado. A desconstrução de “Bioeconomia” inspira o nome do jogo “Cuidando da casa da vida: ciência aplicada à bioeconomia para um DF saudável e sustentável”.

 

O game, ambientado e idealizado no contexto do Distrito Federal, tem como objetivo promover atitudes e tecnologias sociais bioeconômicas para a construção de territórios mais saudáveis e sustentáveis, com a busca de soluções locais e aplicáveis a qualquer realidade e em qualquer escala, dialogando, assim, com a temática da edição e destacando os ODS 2 (Fome zero e agricultura sustentável); ODS 3 (Saúde e bem estar); ODS 5 (Igualdade de gênero); ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis); ODS 12 (Consumo e produção responsáveis); ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima); ODS 14 (Vida na água); e ODS 15 (Vida terrestre). 

 

A proposta é possibilitar uma interação entre os participantes para que sejam construídas soluções para os problemas territorizalizados. “O jogo é uma estratégia de popularização e divulgação da ciência aplicada à bioeconomia para a construção de territórios mais saudáveis e sustentáveis, mostrando experiências do DF como caminhos possíveis para um mundo melhor”.

 

Rodas de Conversa

De terça (22/10) a domingo (27/10), a Fiocruz Brasília propõe uma programação diversa de rodas de conversas sobre temas como desenvolvimento sustentável, ecovilas, economia solidária, popularização da ciência e dos saberes, sociedade do bem viver, entre outros.

Confira a programação aqui.

 

Em vídeo gravado após a cerimônia de abertura da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília, nesta segunda-feira (21/10), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, ressalta a participação da Fiocruz no evento, a atuação da Fundação na produção de vacinas e o trabalho na área da tecnologia da ciência para a saúde, convidando o público a conhecer um pouco mais sobre a instituição, que no próximo ano celebra 120 anos.