Comissão de Divulgação Científica

 

A Comissão atua no desenvolvimento de produtos de divulgação da ciência e popularização do conhecimento científico, além de sensibilizar pesquisadores em relação à importância de divulgação do conhecimento. Tem por objetivo promover o diálogo entre os pesquisadores da Fiocruz e a sociedade e estimular seu interesse pela área científica, já que todo cidadão faz uso da ciência.

 

Produtos da Comissão de Divulgação Científica:

 

Programa Mais Meninas na Fiocruz Brasília

A Fiocruz está comprometida com a promoção da equidade de gênero, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030. O Dia Internacional de Meninas e Mulheres na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro, foi instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas e passou a integrar o calendário da Fundação em 2019, com eventos, ações e outras iniciativas que têm como objetivos dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica, e assegurar o acesso e a participação plena e igualitária de mulheres e meninas na ciência e tecnologia. O Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência tem um início promissor, trabalhado a muitas mãos. A consolidação do Programa e seu aprofundamento são resultado de um esforço coletivo e cotidiano empreendido por todas as unidades da Fiocruz. Conheça as atividades do Mais Meninas na Fiocruz Brasília

 

 

Aventura pela Atenção Primária à Saúde

Neste jogo, o tabuleiro mostra uma comunidade fictícia, com Unidade Básica de Saúde (UBS), farmácia, sala de vacinação, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), escola, parque, quadra de esportes, mercado etc. Em cada rodada, os jogadores lançam o dado e se movem pelo tabuleiro, devendo responder a uma pergunta sobre Atenção Primária à Saúde, correspondente ao espaço em que caíram, e seguir os comandos indicados no caminho. Além das cartas com questões de verdadeiro ou falso, a dinâmica do jogo permite adicionar desafios extras (e personalizados), como situações de emergência e oportunidades de educação em saúde. Os jogadores podem avançar ou retroceder no tabuleiro, dependendo das respostas e de como lidam com as situações. Vence o jogo o participante que percorrer primeiro todo o trajeto. De forma lúdica, a atividade apresenta conceitos básicos de Atenção Primária à Saúde, e busca conscientizar sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, além de reforçar a importância para a saúde da comunicação e do trabalho em equipe.

 

 

Podhans – Eu me amo, eu me cuido

O “Podhans – Eu me amo, eu me cuido” é um podcast dirigido, especialmente, para pessoas acometidas pela hanseníase, mas que, claro!, traz informações que podem e devem ser compartilhadas com todo mundo! Ele é inspirado na Caderneta de Saúde da Pessoa Acometida pela Hanseníase, produzida pelo Ministério da Saúde. O podcast foi desenvolvido pela enfermeira Fernanda Cassiano, a dona da voz que você vai ouvir nos episódios a seguir. No Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, ela conversou sobre a Caderneta com usuários do ambulatório de hanseníase do Hospital Universitário de Brasília (HUB – UnB). A pesquisa mostrou a importância de dialogar mais sobre a doença e foi assim que surgiu a ideia do Podhans. O trabalho foi orientado por Mariella de Oliveira-Costa e coorientado por Fernanda Marques, jornalistas da Fiocruz Brasília. A edição contou com o auxílio da sanitarista Janayna Maya. Vem com a gente?

 

 

Fato ou fake?

Em uma trilha que começa na “infodemia”, este jogo discute com os adolescentes situações do dia a dia em que as notícias falsas costumam aparecer e como ficar atento para não cair nas armadilhas, checando as informações em fontes confiáveis e evitando o compartilhamento das fake news. A atividade é composta por um tabuleiro e três tipos de cartas. O jogador lança o dado e anda o número indicado. Se cair em “Eu sei o que você fez no WhatsApp”, sorteia uma das cartas desse tipo, que ilustram diferentes situações nesse aplicativo de mensagens instantâneas – o jogador avança com comportamentos que previnem as fake news e volta casas com atitudes que espalham notícias falsas. Se cair em “Fato ou fake?”, o participante deve responder a questões de verdadeiro ou falso sobre vacinas e outros temas de saúde (se acertar, avança duas casas; se errar, volta duas casas). No SUS e na Fiocruz, os jogadores estão em zona segura, livre de fake news. A casa do “Zé Gotinha”, é claro, também é segura, com muita saúde e alegria – sorteie uma carta e divirta-se com os colegas! Ganha o jogador que chegar primeiro às “evidências científicas”.

Esta produção técnica contou com financiamento da chamada pública CNPq/MCTI/FNDCT n° 05/2022 (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2022).

 

 

Fala aê 

A série de divulgação científica “Fala aê” reúne entrevistas com os autores de diversas pesquisas e apresenta ao público os resultados de trabalhos científicos sobre variados temas em saúde pública. Soma-se a essa iniciativa uma série de podcast em que perguntas sobre Covid-19, feitas por moradores de diferentes regiões administrativas do DF, são respondidas por especialistas da Fiocruz Brasília.

 

 

Podcast – Mais Mulheres e Meninas na Ciência 

Conheça as trajetórias de pesquisadoras em diferentes áreas de conhecimento, os desafios que enfrentaram e ainda enfrentam na carreira, além de descobertas e feitos que contribuíram para a história da ciência no podcast da Fiocruz Brasília: Mais Mulheres e Meninas na Ciência.

 

 

 

A ciência e o lúdico em telas e cliques 

Realizada anualmente desde 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ocorre todo mês de outubro e tem como objetivo central fortalecer o diálogo entre ciência e sociedade. A Fiocruz Brasília participa da SNCT todos os anos, com atividades de divulgação científica e popularização da ciência voltadas para diferentes públicos. Em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19, essas atividades foram realizadas on-line. Apesar dos muitos desafios, essa experiência junto a estudantes e professores de escolas públicas da educação básica do Distrito Federal foi tão inspiradora que nos motivou a construir um Caderno de atividades de divulgação científica a partir de ferramentas on-line. O material apresenta as atividades interativas que foram realizadas, e um pequeno passo a passo para que possam ser repetidas em outras ocasiões. Confira aqui a publicação.

 

 

Semana de Divulgação Científica

A primeira edição foi realizada em março de 2018 e pretende-se que se torne um evento anual. A ideia é reunir pesquisadores, comunicadores, estudantes, profissionais das áreas de saúde, ciência e tecnologia a fim de promover debates, rodas de conversa e oficinas em torno de temas que envolvem a divulgação científica.

 

 

Dê Voz

Compartilhe com a sociedade seus achados científicos. Esta é a proposta da série Dê voz, que desafia o público a falar sobre seus projetos ou artigos científicos, em vídeo ou podcast, com tempo máximo de três minutos e com linguagem acessível. Os vídeos são publicados em nossas redes sociais (Instagram, Facebooke no Youtube). 

 

   

Pint of Science

Em maio de 2018, a Fiocruz Brasília participou pela primeira vez deste evento mundial, que leva pesquisadores aos bares para discutirem de forma descontraída temas da ciência com o público.

 

Coordenação: Assessoria de Comunicação

 

Os comentários estão desativados.