O curso explora a interação entre comunicação e saúde pública no contexto brasileiro. Abrangendo seis formas de comunicação, desde a intrapessoal até a extrapessoal, discute como a comunicação influencia as políticas públicas de saúde e as práticas de gestão. Os objetivos incluem apresentar conceitos-chave, analisar a inserção da comunicação em políticas de saúde e discutir desafios práticos. Os estudantes são incentivados a refletir sobre a importância da comunicação na promoção da saúde e na resolução de emergências sanitárias, entre outros aspectos importantes.
Objetivos
Objetivo geral do curso: Refletir sobre a inserção da comunicação nas políticas públicas de saúde.
Objetivo Específico 1: Apresentar os conceitos-chave do campo da Comunicação e Saúde, seus aspectos históricos no Brasil e sua relação com os princípios do SUS.
Objetivo Específico 2: Analisar a inserção da comunicação e saúde em todo o ciclo das políticas públicas de saúde.
Objetivo Específico 3: Discutir exemplos práticos de desafios comunicacionais na saúde (emergências sanitárias; mediação de conflitos; promoção da saúde; gestão da saúde; comunicação interprofissional e interpessoal).
1. Formação e Características do Campo da Comunicação e Saúde no Brasil.
2. Conceitos-chave do campo da Comunicação e Saúde, seu desenvolvimento histórico no Brasil e sua relação com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
3. Comunicação nas Políticas Públicas de Saúde: inserção da comunicação em todas as etapas do ciclo das políticas públicas de saúde.
4. Desafios e Perspectivas Comunicacionais nas Práticas de Saúde: emergências.
5. Sanitárias, gestão da saúde, comunicação interpessoal e interprofissional.
Atividades
A avaliação será realizada por meio de teste de múltipla escolha.
Público-alvo
Servidores e trabalhadores do Ministério da Saúde. Curso realizado em Parceria com Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas(CODEP) do Ministério da Saúde.
Certificação
Certificado digital com verificação de autenticidade 100% gratuito. Ao concluir o curso, com aproveitamento mínimo de 50%, basta acessar sua área logada no portal e emitir seu certificado de conclusão.