Comunidade se une em torno da promoção da saúde pública 

Fernanda Marques 20 de março de 2023


Instituto Conviva / Rede de Migração Unidos no Brasil, Boa Vista/RR 

 

João de Barro é uma comunidade localizada na periferia de Boa Vista (RR), onde residem brasileiros e também muitos imigrantes, sobretudo venezuelanos. Essa comunidade foi cenário de um projeto de comunicação popular que tem tido impactos positivos além dos esperados. Tudo começou com uma pesquisa para conhecer melhor os moradores, suas percepções e demandas sobre saúde.  

 

Pessoas da própria comunidade foram selecionadas e treinadas para a coleta dos dados. Dos 164 entrevistados, a maioria imigrantes, cerca de um terço não havia tomado a vacina de Covid-19 e o principal motivo alegado foi o medo. Dentre os que tomaram, a grande parte (mais de 73%) estava com o esquema vacinal incompleto. Além da divulgação de informações qualificadas sobre vacinas para a população, percebeu-se também a necessidade de promover mutirões de vacinação em João de Barro. Para tanto, a equipe do projeto já fez contato com autoridades do estado e município para pleitear essa ação. 

 

Para fazer frente às notícias falsas, foi produzida uma série de cards que esclareciam sobre a segurança das vacinas e os riscos de tratamentos sem bases em evidências científicas, entre outros temas. Esse material pode ser conferido na página https://www.instagram.com/red.migracion.br/  

 

Atividades presenciais com a comunidade também têm sido realizadas. Pessoas da própria comunidade receberam capacitação e têm atuado como multiplicadoras. Elas são responsáveis por reunir pequenos grupos de moradores e, com o apoio de vídeos, banners e outros materiais impressos, realizam breves palestras seguidas de conversas. Algumas dezenas desses encontros já ocorreram em espaços públicos ou mesmo na casa de lideranças comunitária, e o diálogo que se estabelece tem contribuído para desconstruir mitos sobre as vacinas. 

 

A equipe pretende dar continuidade às atividades e já fez uma proposta de projeto de extensão para a Universidade Federal de Roraima. Outro desdobramento, já em curso, foi a criação de uma associação de mulheres em João de Barro, uma iniciativa de empoderamento feminino e formação de lideranças para o desenvolvimento de projetos comunitários. 

 

Conheça os outros 14 projetos de comunicação comunitária em saúde apoiados pela chamada pública da Fiocruz e OPAS, com financiamento do governo do Canadá