Nathállia Gameiro
As vencedoras do Concurso de Ilustrações e Relatos “A Ciência da Vida: Minha Vida é na Ciência” foram reveladas durante o evento #Mais Meninas na Fiocruz Brasília, realizado no dia 11 de fevereiro, em Brasília. As estudantes Anna Beatriz Borges Andrade (14 anos), Sarah Lins dos Santos (15 anos) e Maria Rita Peres Vieira (15 anos), foram as três primeiras colocadas. A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, a vice-diretora Denise Oliveira e a pesquisadora Celina Roitman, assessora da Direção fizeram a entrega dos certificados.
Ao todo, 30 ilustrações e relatos sobre o tema “Ser uma cientista é…” foram selecionados para a Mostra, produzidos por meninas estudantes entre 12 e 15 anos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal (DF) e Entorno. Confira aqui as outras ilustrações selecionadas
Foram analisados pela Comissão avaliadora critérios como criatividade, originalidade, pertinência do tema, traçado, impacto visual e ortografia das ilustrações e relatos. As duas primeiras colocadas receberam a mesma pontuação e foram premiadas com uma viagem ao Rio de Janeiro para conhecer a sede da Fiocruz. O critério de desempate para a primeira e segunda colocação foi o maior número de notas máximas recebidas pela Comissão.
O concurso buscou incentivar, divulgar e promover a reflexão sobre o tema Mulheres e Meninas na Ciência, além de expor a visão das estudantes sobre a mulher cientista, por meio das ilustrações e dos relatos em formato de texto escrito. A iniciativa integrou as atividades da Fiocruz Brasília em comemoração ao Dia Internacional de Mulheres na Ciência em 11 de fevereiro, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento reuniu mais de 200 pessoas, entre estudantes de escolas públicas do DF e entorno, professoras e representantes da Secretaria de Educação do DF e Fiocruz Brasília, que conheceram as trajetórias de trabalhadoras, gestoras e parlamentares, além das pesquisas da instituição. Veja como foi o evento
Confira as fotos da cerimônia de premiação
Algumas estudantes gravaram entrevista com as duas primeiras colocadas do concurso durante oficina de podcast que integrou a programação do #Mais Meninas na Ciência. Ouça o áudio abaixo: