Mariella de Oliveira-Costa
De 4 a 7 de agosto, Brasília será sede da 16ª Conferência Nacional de Saúde. A Fundação Oswaldo Cruz estará presente em diferentes momentos deste importante espaço de controle social do SUS.
A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade está confirmada entre as autoridades presentes na cerimônia de abertura domingo, a partir das 18h.
Na segunda-feira, pela manhã, a pesquisadora da Fiocruz Brasília, Maria do Socorro de Sousa, participa da mesa de debate com o tema Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde, de 8h às 10h30. Da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, a pesquisadora Mariana Nogueira conduz uma atividade autogestionada, na segunda e terça-feira, às 14h30, sobre Desafios da Atenção Primária à saúde no âmbito do SUS em uma conjuntura de desmonte de direitos: a universalidade está garantida?
Na terça-feira, a pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, Islândia Maria Carvalho de Souza, realiza a oficina de avaliação e execução do aplicativo “Onde está o dinheiro da Saúde?”, às 14h30. À tarde, a Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília e a jornalista Marcia Turcato conduzem atividade sobre Fake News, Democracia e Saúde, às 14h30.
A Fiocruz também estará presente em atividades na Tenda Paulo Freire, logo antes da abertura da conferência, com a exibição do documentário “O que nos move”, do Icict, domingo, às 17h, com o diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, e as pesquisadoras Juliana Krap e Daniela Muzi. A abertura da Tenda será na segunda, às 8h, com a participação da Associação de Servidores da Fiocruz (Asfoc). No dia 5, está prevista na Tenda um Roda de práticas e soluções em saúde IdeiaSUS: participação social é democracia, com o chefe de gabinete da presidência da Fiocruz, Valcler Rangel, às 14h40.
A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, é uma das delegadas indicadas pelo Ministério da Saúde, e a Mostra Internacional de Humor Gráfico Fake News e Saúde, produzida pela Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília, estará exposta no evento. Além disso, mais de 90 pesquisadores da Fiocruz vão participar como convidados e cerca de 40 estudantes da Escola Fiocruz de Governo vão contribuir na relatoria e pesquisa científica. A VideoSaúde e o Canal Saúde estarão no evento, fazendo a cobertura e captando imagens para documentário sobre as conferências de Saúde.
Outras duas atividades serão realizadas com parceria da Fiocruz, sendo uma capitaneada pelo Grupo da Terra e intitulada Populações do Campo, da Floresta e das Águas – modelo de desenvolvimento na determinação social do seu processo de saúde-doença, com apoio do Programa Saúde, Ambiente e Trabalho da Fiocruz Brasília, e a outra A defesa do SUS e estratégias de luta conta a privatização da saúde, proposta pela Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, com apoio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Ambas no dia 6 de agosto, de 14h30 às 16h30.
Clique aqui para acessar a programação completa e os locais de cada atividade.