E se você fosse convidada para um lanche da manhã ou da tarde? E se esse lanche fosse numa instituição de pesquisa? E se, durante o lanche, você pudesse conhecer e conversar com mulheres que fazem ciência no Brasil? E se, na conversa, você tivesse oportunidade de perguntar a elas todas as suas curiosidades, sem ficar com vergonha ou preocupada com “o que vão pensar de mim”? Se gostou da ideia, então participe do evento “Converse com(o) uma cientista”, que a Fiocruz Brasília irá realizar no dia 14 de março. A atividade é gratuita e dirigida a meninas de 13 a 19 anos moradoras do DF e entorno. Para participar, é preciso fazer a inscrição neste link bit.ly/maismeninas2023 e contar pra gente por que você gostaria de estar aqui conosco no dia 14 de março. A equipe da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília irá avaliar as respostas e escolher as mais criativas e pertinentes ao tema do nosso programa #MaisMeninas na ciência. Ao todo, serão selecionadas até 80 meninas, 40 para participarem no turno da manhã (9h às 12h) e 40 no turno da tarde (14h às 17h), além de escolas parceiras convidadas.
As participantes serão recepcionadas pela Direção da Fiocruz Brasília, que é composta por mulheres. Em seguida, divididas em grupos, no Espaço Café, Ciência e Cultura, encontrarão diferentes pesquisadoras, dispostas não só a compartilhar sua história com as meninas, mas também a ouvi-las e conhecê-las, saber dos seus sonhos e das suas dúvidas. O que é ciência? O que realmente uma cientista faz? Como faço pra ser uma cientista? Enquanto degustam um lanche, essas e outras questões serão respondidas, com conversas recheadas de trocas de saberes e experiências.
“Esse projeto tem como objetivo trazer meninas para a nossa instituição, para que conheçam mais sobre o que as nossas colegas fazem na Fiocruz, e para que a gente amplie a representatividade das mulheres na ciência, crie espaços de acolhimento e sejamos inspiradoras para futuras cientistas no Brasil”, afirma a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio. A unidade da Fiocruz Brasília, desde 2019, realiza regularmente uma programação voltada às meninas, como rodas de conversa, palestras, oficinas, podcast e concursos culturais. “Sempre que a gente recebe as meninas na nossa instituição é uma oportunidade de estarmos juntas e, juntas, podemos ir mais longe e crescemos muito mais. Venha participar com a gente desse projeto que tanto nos inspira”, convida a diretora.
Neste 11 de fevereiro, em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, iniciam as inscrições para o evento “Converse com(o) uma cientista”. O formulário esteve aberto até o dia 5 de março. Para menores de 18 anos, a inscrição deverá ser feita pela mãe, pai ou responsável legal, que também deverá acompanhar a menina no dia da atividade (ou autorizar outro adulto). O evento será presencial, na Fiocruz Brasília (Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, UnB, Gleba A), e não será ofertado transporte para as selecionadas e seus acompanhantes.
Mais informações: ascombrasilia@fiocruz.br